Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Genética e Biologia Molecular Humana
Proposta Curricular
Biologia Celular: Conhecimento da forma, da função, da química e do metabolismo celular por meio de abordagens dos aspectos genéticos, bioquímicos, botânicos e morfológicos dos organismos vivos, para a formação de um profissional com visão multidisciplinar e ampliada a cerca da organização celular. Carga Horária: 30h. Créditos: 2.
Biossegurança: A disciplina visa trazer ao aluno o histórico e legislação nacional e internacional sobre Biossegurança e organismos geneticamente modificados. Riscos em laboratórios: riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Níveis de biossegurança em laboratórios: medidas de segurança, equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva. Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde: normas regulamentadoras e aplicações. Carga Horária: 15h. Créditos: 1.
Genética Humana: Genética mendeliana básica, Material genético; Mecânica celular, determinação e diferenciação sexual; Ligação, recombinação e mapeamento cromossômico; Ultra estrutura do gene; Regulação gênica; Estrutura e modificações cromossômicas, variações numéricas e estruturais; Herança extracromossômica e herança poligênica; Introdução a engenharia genética. Carga Horária: 45h. Créditos: 3.
Bioética: O curso procurará inserir e contextualizar o aluno no universo de discussão da Bioética, com ênfase na prática científica e na utilização de seres humanos e animais em atividades de pesquisa. Descrever o funcionamento e as atribuições dos Comitês de Ética ou Comitês de Bioética e dos Comitês de Ética em Pesquisa. Discutir aspectos éticos na manipulação de dados e fraudes na pesquisa científica. Ao final da disciplina os alunos deverão estar aptos a refletir sobre conflitos e dilemas morais envolvidos na área das ciências biomédicas. Carga Horária: 15h. Créditos: 1.
Citogenética Humana & Molecular: Adquirir conceitos em Citogenética Humana e Médica. Permitir a caracterização das principais alterações cromossômicas em nativivos. Evidencias os mecanismos meióticos e mitóticos que dão origem às alterações cromossômicas. Classificar as aneuploidias e euploidias. Distinguir e descrever as principais aplicações clínicas da Citogenética Clássica e Citogenética Molecular no diagnóstico das cromossomopatias. Descrever a importância da Citogenética no diagnóstico pré-natal, na infertilidade conjugal e na terapia celular. Carga Horária: 60h. Créditos: 4.
Introdução à Bioestatística: A disciplina visa abordar o papel da Estatística na Biologia, análise exploratória de dados, Probabilidade, distribuições discretas e contínuas, noções de amostragem, intervalo de confiança, teste de hipóteses, noções de correlação e regressão. Carga Horária: 15h. Créditos: 1.
Biologia Molecular: A disciplina abordará conceitos sobre estrutura e hibridização de ácidos nucléicos, replicação, mutação e reparo do DNA. Para entendimento da expressão gênica, serão discutidos temas sobre síntese e processamento de RNA, biossíntese de proteínas e seu processamento pós-traducional, além de regulação dos mecanismos envolvidos. A transdução de sinais será estudada para entendimento, no nível molecular, de processos fisiológicos normais e alterados. Carga Horária: 60h. Créditos: 4.
Introdução a Bioinformática aplicada à genética humana: A disciplina visa transmitir conceitos gerais de Bioinformática e como ela pode ser aplicada na Genética Humana. Sequenciamento de polímeros biológicos; bancos de dados de sequências biológicas; Genes e identificação de seus elementos estruturais; Mineração de genes e identificação de promotores; Bancos de dados de proteínas e identificação de domínios conservados; Blasts; desenho de primers; Detecção de marcadores genéticos para diagnóstico de doenças humanas. Carga Horária: 15h. Créditos: 1.
Bases Genéticas do Câncer: Organização do genoma humano, oncogenes, genes supressores de tumor, mecanismos de reparo de DNA, ciclo celular, transdução de sinal, via clássica da tumorigênese, via do fenótipo mutante, vias alternativas de tumorigênese, mecanismos epigenéticos, epidemiologia molecular dos tumores, susceptibilidade genética ao câncer, síndromes de câncer hereditário, drogas antitumorais alvo específicas. Carga Horária: 30h. Créditos: 2.
Técnicas de Diagnóstico Molecular: A disciplina visa proporcionar aos alunos conhecimentos das principais técnicas em biologia molecular e suas aplicações biotecnológicas. Conceitos em análises, Principais equipamentos utilizados em Biologia molecular, Revisão da estrutura, função e propriedades biológicas dos ácidos nucléicos. Princípios e variações da reação em cadeia da polimerase – PCR (Nested PCR, PCR em tempo real – qPCR, Transcrição reversa seguida da PCR ou qPCR), Construção de bibliotecas de cDNA e suas aplicações em biotecnologia, Princípios de clonagens e expressão de proteínas em E. coli. Análise de expressão gênica: qPCR, microarrays e transcriptomas. Carga Horária: 60h. Créditos: 4.
Imunogenética: A disciplina visa abordar aspectos gerais de imunologia básica; Estrutura, função e genética das imunoglobulinas. O complemento: componentes, função e genética. Estrutura e genética do receptor do linfócito T. Complexos de Histocompatibilidade. Controle genético da resposta imune normal e patológica. Evolução do Sistema Imune. Carga Horária: 15h. Créditos: 1.
Fundamentos Básicos da Genética Forense: A disciplina visa introduzir à genética forense: histórico, princípios, utilização. A genética forense no Brasil. Investigação da Paternidade. Principais marcadores utilizados. Técnicas para Identificação Humana pelo DNA. Análise da molécula de DNA em vestígios biológicos. Carga Horária: 30h. Créditos: 2.
Metodologia Científica: Visa trabalhar os aspectos práticos da postura e a oralidade na apresentação dos trabalhos; fornecer elementos teóricos fundamentais sobre o conceito de Ciência e suas implicações no desenvolvimento do pensamento contemporâneo; estabelecer as relações da epistemologia com o pensamento lógico e coerente exigido para a pesquisa em Saúde; ampliar as relações entre o pensamento técnico-científico com os outros tipos de conhecimento; fornecer embasamento teórico de como realizar de modo sistemático: pesquisa bibliográfica da literatura médica, leitura crítica dos artigos, elaborar resumos analítico-crítico dos mesmos, esquema e resenha crítica; ampliar o conhecimento das implicações metodológicas e éticas na pesquisa em seres humanos e animais de experimentação; fornecer elementos básicos que permitam estabelecer claramente o tema, problema e hipóteses de uma pesquisa científica; capacitar para realizar um delineamento de pesquisa e elaborar adequadamente um projeto de pesquisa. Carga Horária: 60h. Créditos: 4.