Grupos de Pesquisa Grupos de Pesquisa
Líder do grupo: Prof. Tiago Felipe de Abreu Santos
Endereço do diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1798815768780010
Fundado em 2015, o grupo Soldamat, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFPE, tem como objetivo promover a integração entre universidade e sociedade por meio do desenvolvimento e aplicação de tecnologias de soldagem, união de materiais e metalurgia. O Soldamat funciona como um espaço interdisciplinar que reúne docentes, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais externos interessados na área.
Entre suas principais ações estão a realização de cursos, workshops, projetos de capacitação, pesquisas aplicadas e eventos científicos voltados para a indústria e comunidade acadêmica. O grupo atua no desenvolvimento de processos inovadores, sustentabilidade na metalurgia e formação técnica, atendendo demandas sociais e industriais.
Coordenado pelo Prof. Tiago Felipe de Abreu Santos, o Soldamat mantém parcerias com setores produtivos, institutos de pesquisa e outras universidades, fortalecendo a extensão tecnológica e científica. A participação é aberta a estudantes, pesquisadores, técnicos e profissionais que desejam contribuir e aprender sobre as tecnologias de soldagem e processos de união.
Líder do grupo: Prof. Bráulio Silva Barros
O SUPRAMMAT é um grupo de pesquisa que iniciou suas atividades no ano de 2015, sendo sediado no CTG, fisicamente instalado no DQF e certificado pela UFPE e CNPq. O grupo desenvolve pesquisas de caráter multidisciplinar com especial interesse em áreas como nanotecnologia, energia, meio ambiente e saúde; sempre com foco no desenvolvimento de novos materiais e processos. O grupo é coordenado pelo professor Bráulio Silva Barros, membro do quadro docente do DEMEC e bolsista de produtividade nível 2 do CNPq com Fator H igual 10 (Web of Science) e 11 (Scopus). Além disso, também conta com um professor/pesquisador pertencente ao DQF, 4 alunos de doutorado, três de mestrado e 8 alunos de graduação. O SUPRAMMAT tem participado de várias iniciativas voltadas para o desenvolvimento da pesquisa cientifica, tecnológica e de inovação, integrando o Núcleo de Excelência em Materiais Lantanídicos – MatLAN (PRONEX / FACEPE / CNPq) e o Instituto Nacional de Materiais Lantanídicos para Sensores e Marcadores – INCT NANOMARCS (FACEPE / CNPq). Além disso, também tem atuado de forma decisiva na preparação de proposta APCN em Engenharia Aeroespacial, que será submetida na respectiva chamada CAPES de 2018. Em termos de cooperação internacional, o SupraMMat tem mantido interação com grupos de diversas universidades, dentre as quais: Université de Strasbourg / França; Université du Littoral Côte d’Opale / França; Politechnika Gdanska / Polônia; Universitat Zu Koln / Alemanha; Carl von Ossietzky Universitat Oldenburg / Alemanha e Universidade de Lisboa / Portugal. Estas interações têm resultado em publicações científicas conjuntas, bem como troca de experiências e visitas técnicas de ambos os lados. Também significativa, é a participação do coordenador do grupo no projeto Catalytic Valorization of Small Molecules and Biomass Engineering (BioValE) fomentado pela Alexander von Humboldt Foundation, Alemanha, via seu CONNECT Follow-up Program. Esta iniciativa culminou na visita professores Alemães ao Brasil, do Professor Bráulio a Alemanha e no estabelecimento da cooperação formal com o grupo. Mais recentemente, o SupraMMat contribuiu de forma ativa na elaboração da proposta institucional (UFPE) para o Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt. Nesta proposta foram estabelecidas as bases para o plano estratégico de internacionalização da UFPE, cabendo ao SupraMMat a confirmação das relações com as universidades já citadas e com a Universidade de Manchester. Todas estas ações têm garantido uma produção em pesquisa consolidada e qualificada, com cerca de 13 artigos qualis A e 4 artigos qualis B (CA Materiais).
Líder do grupo: Prof. Oscar Olimpio de Araujo Filho
Endereço do diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7165201890835399
O MetalPo é um grupo de pesquisa que iniciou suas atividades no ano de 2011, sediado no CTG, fisicamente instalado no INTM. O grupo desenvolve pesquisas de caráter multidisciplinar nas áreas de metalurgia do pó e tecnologia metalúrgica. O grupo é coordenado pelo professor Oscar Olimpio de Araújo Filho, membro do quadro de docentes do DEMEC e bolsista de produtividade nível 2 do CNPq. Além disso conta com 1 aluno de doutorado, 4 mestrados e 2 alunos de graduação (iniciação científica).
Líder do grupo: Prof. Flávio José da Silva
O grupo trabalha no desenvolvimento de pesquisas em processos de usinagem, desgaste e vida de ferramentas, Fluidos de Corte, Caracterização de superfícies, Desgaste abrasivo, Tratamento Térmico Criogênico. Atualmente o grupo conta com 2 professores pesquisadores, 1 aluno de doutorado, 2 alunos de mestrado e 3 alunos de graduação. O grupo desenvolve trabalhos em temas como: “Estudo de estratégias no fresamento trocoidal e seu efeito no acabamento de peças e na vida de ferramentas”, “Desenvolvimento e avaliação de fluidos corte com óleos vegetais para aplicação em usinagem”, “Efeito do tratamento térmico criogênico em ferramentas de HSS e seu desempenho em usinagem”, “Avaliação de desgaste abrasivo em revestimentos aplicados por Aspersão”, Térmica, Soldagem e Laser Cladding”. Dois laboratórios encontram-se na responsabilidade do grupo: Laboratório de Fabricação por Usinagem (LFU) e o Laboratório de Superfícies e Desgaste (LSD), ambos sitiados no INTM.
Líder: Severino Leopoldino Urtiga Filho
Endereço do diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1866811815345607
O Grupo trabalha com materiais compósitos de matriz metálica desde 1991. Estuda compósitos com matriz metálica, moagem alta energia e reforço cerâmico, moagem em baixas temperaturas, para a produção de compósitos com estrutura manométrica, reforçados com partículas nanométricas, no desenvolvimento e aplicação de revestimento resistente à corrosão ao desgaste, depositados por Aspersão Térmica, Plasma, Clad Laser, Deposição Eletroquímica, e Pintura. Desenvolve trabalhos com estudo da influência dos processos de soldagem no comportamento a corrosão e biocorrosão; tenacidade a fratura e fragilização por hidrogênico em estruturas de aços e ligas especiais com proteção catódica por corrente impressa. Desenvolve pesquisa com superfícies super hidrofóbicas para proteção corrosão, incrustação e biofouling.
Líder: Cezar Henrique Gonzalez
Endereço do diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5949855538699913
O grupo de pesquisa de estudo sobre memória de forma foi idealizado pelo Prof. Dr. Ney Freitas de Quadros que chegou em 1987 no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (DEMEC-UFPE).
O objetivo deste grupo de pesquisa é atuar sistematicamente nos principais tópicos das LMF dentre os quaisr: elaboração de ligas (base cobre e Ti-Ni), caracterização mecânica, física e metalúrgica das ligas, caracterização termoelástica (temperaturas de transformação, tensões críticas, deformações reversíveis, histereses), desenvolvimento de dispositivos para simular os diversos tipos do efeito memória em aplicações tecnológicas (conectores, atuadores, válvulas, robótica, sistemas de absorção de vibração, estruturas ativas), fadiga (mecânica e amnésia), modelação matemática do efeito, corrosão e outros.