Laboratório de Estudos Medievais (LEME) Laboratório de Estudos Medievais (LEME)

LABORATÓRIO DE ESTUDOS MEDIEVAIS (LEME)

NÚCLEO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)

TEXTO DE APRESENTAÇÃO

 

O Laboratório de Estudos Medievais (LEME) é uma rede policêntrica de laboratórios que congrega núcleos instalados em diversas universidades do Brasil e funciona como uma organização multilateral e multi institucional descentralizada, gerida por um Conselho Científico composto pelos coordenadores de cada núcleo.

 

A missão do núcleo UFPE é constituir um polo avançado para os Estudos Medievais no Brasil, especialmente no Nordeste. Como objetivos específicos, almejamos: a) reunir alunos interessados em pesquisar temas da História Medieval; b) proporcionar a eles debates profícuos e orientação acadêmica adequada; c) oferecer-lhes possibilidades de contato multilateral com outros investigadores e centros de pesquisa; d) organizar os participantes em torno do ensino, pesquisa e extensão; e) contribuir para a nacionalização e a internacionalização do Departamento de História, de seu Programa de Pós-Graduação (PPGH) e da UFPE, como um todo.

 

O LEME se engaja em uma série de atividades e atua nos três eixos universitários: ensino, pesquisa e extensão. Ele promove eventos acadêmicos, cursos e oficinas, além de proporcionar aos seus participantes oportunidades de aprimoramentos e intercâmbios científicos, inclusive com parceiros internacionais. Atualmente, as principais iniciativas do LEME são:

 

1) COFECUB, convênio celebrado em parceria com a Université Montaigne Bordeaux 3, para desenvolver a pesquisa intitulada Memória familiar e patrimônio: sociedades antigas e medievais;

 

2) “Portugal 1300”, projeto associado à Cátedra Jaime Cortesão da Universidade de São Paulo (USP) e desenvolvido em parceria com a Université Libre de Bruxelles, para o qual foi constituído o grupo de trabalho Fome, clima e abastecimento em Portugal no final da Idade Média;

 

3) Idade Média e Humanidades Digitais (IM-HD), projeto que tenta condensar em repositórios digitais, online, de acesso gratuito, toda a produção dos medievalistas brasileiros e latino-americanos – reunidos em grupo de trabalho registrado no diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No âmbito do IM-HD tem sido gestados os seguintes produtos: Guia Medieval, que organiza os trabalhos dos pesquisadores envolvidos em vários eixos – temáticos, cronológicos, espaciais etc. – permitindo ao usuário pesquisas complexas sobre os mais variados tópicos; Os triunfos de Tarlac, um jogo de tabuleiro destinado ao ensino de História Medieval para públicos das mais variadas faixas etárias; Medieval Search, um aplicativo para dispositivos móveis que ainda está em fase de construção e se destina a auxiliar jovens pesquisadores, em iniciação científica, a se familiarizar com as ferramentas de estudo da História Medieval: documentos, bibliografia, instrumentos técnicos de organização digital da informação; podcast Estudos Medievais, destinado ao Ensino de História Medieval no campo da História Pública, coloca os pesquisadores, discentes e docentes, junto ao público leigo, difundindo o que há de mais atual nas pesquisas em História Medieval;

 

4) Publicações: o corpo discente do LEME promove, anualmente, uma Jornada de Estudos Medievais nas quais os alunos de graduação e pós-graduação podem comunicar suas pesquisas. Ao final do evento, as atas – intituladas Cadernos do LEME – com os textos das comunicações são publicadas. Além disso, o Laboratório ainda mantém uma linha de livros junto à Editora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Coleção Estudos Medievais, que já tem 7 itens publicados.

 

5) Especificamente no núcleo UFPE, o LEME conta, hoje, com duas frentes de pesquisa em andamento: na graduação, o projeto intitulado Culturas políticas, ideologias, imaginários e representações sociais na e da Idade Média; na pós-graduação, o projeto De Montecassino para o Mediterrâneo: histórias conectadas da Idade Média. Orientados por essas duas frentes, os pesquisadores do núcleo se reúnem quinzenalmente para discutirem seus projetos particulares.

 

Coordenador: Prof. Dr. Felipe Augusto Ribeiro (felipe.far@ufpe.br).

Redes sociais: Instagram (@lemeufpe) e Twitter (@lemeufpe).

E-mail: leme.cfch@ufpe.br.

Site: https://leme.fflch.usp.br/.