Projeto de Arquitetura Projeto de Arquitetura

Praça do CFCH CE CAC

 

A praça do CFCH CE e CAC é parte integrante do Plano Urbanístico Sustentável da UFPE, que tem por finalidade propor ações para que o Campus Joaquim Amazonas seja uma referência de Sustentabilidade nos mais diversos aspectos que este conceito envolve.

A Praça está situada no Campus Joaquim Amazonas, localizado no bairro Cidade Universitária, na cidade de Recife-PE. O acesso pode ser feito pela Avenida Professor Paulo Freire. Está localizado entre os prédios do CFCH, CAC e CE. 

O projeto da Praça contempla também a reforma do estacionamento que fica atrás do prédio do CFCH e a pintura das vagas e colocação de placas no estacionamento em frente ao prédio do CE. O estacionamento que fica na frente do CAC foi detalhado no projeto de acessibilidade do CAC que já está com as obras em andamento.

 

 

 

A localização da praça é muito privilegiado e atualmente o terreno se encontra ocupado por estacionamento para carros. O local já é bastante arborizado e possui um potencial de integração relevante.

Para que a sustentabilidade possa ser alcançada é fundamental priorizar a qualidade de vida das pessoas, assim, este plano tomou como conceito fundamental a acessibilidade, a intenção é que o campus Joaquim Amazonas seja um modelo de inclusão e democracia, atingindo toda a diversidade humana, proporcionando igualdade e contribuindo para a saúde comunitária.
Entre as propostas apresentadas, temos espaços de convivência, hortas colaborativas, incentivo à mobilidade ativa, entre outros. Com isso buscamos oportunizar um espaço público de qualidade, que permita o bem estar de todos que vivenciam este lugar.

 

 

 

 

Atualmente o Campus já conta com alguns equipamentos de Lazer como o Laguinho, pista de cooper, jardins e outros, no entanto a proposta aqui é requalificar esses espaços. Somado à isso está sendo proposto a ampliação dessas áreas, criando-se novos espaços de convivência. A intenção é  utilizar equipamentos multifuncionais de descanso e lazer, que proporcionem conforto físico, vivências, que sejam de fácil implementação. Esses equipamentos proporcionarão a conexão entre os espaços, e consequentemente entre as pessoas, aumentando a capacidade de ser um centro de efervescência cultural na cidade. A intenção é proporcionar a convivência entre os indivíduos e a intensa vivência do campus.

 

 

 

Dentro da proposta também está sendo repensado o comércio de alimentos e outros elementos que atualmente funcionam informalmente no campus.

 

 

 

EQUIPE TÉCNICA

Carlos Falcão - Superintendente da SPO
Maria Isabel Pinto – Diretora de Planos e Projetos
Ana Tereza Assis – Coordenadora de Planos e Projetos e Arquiteta
Ana Carolina Previatello – Arquiteta
Geraldo Cabral – Gerência de Engenharia
Elisa Soares e Jonas Melo - Estagiários

 

Complexo Esportivo do CAV (Centro Acadêmico de Vitória)

 

Em funcionamento desde 21 de agosto de 2006, o Centro Acadêmico de Vitória (CAV), localizado na cidade de Vitória de Santo Antão, tem caráter multidisciplinar e está estruturado em cinco núcleos de conhecimento: Enfermagem, Nutrição, Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física e Saúde Coletiva. O CAV é vinculado ao sistema de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pernambuco.

O curso de Educação Física co CAV objetiva formar profissionais qualificados para intervir, acadêmica e profissionalmente, em instituições públicas e privadas, no componente de educação física em academias, clubes, centros esportivos e/ou recreativos, acampamentos, hotéis, clínicas, hospitais e organizações não-governamentais.

Atualmente o CAV conta com uma quadra, que está bastante deteriorada, sendo necessárias várias intervenções. Por não possuir piscina, elemento fundamental para o curso. Diante disso foi solicitada a criação de um complexo poliesportivo, onde haverá uma quadra poliesportiva, piscina, enfermaria, vestiários e almoxarifados.

 

 

Planta de Locação e Coberta

 

Planta Baixa

 

 

 

 

 

EQUIPE TÉCNICA

Carlos Falcão - Superintendente da SPO
Maria Isabel Pinto – Diretora de Planos e Projetos
Ana Tereza Assis – Coordenadora de Planos e Projetos e Arquiteta
Geraldo Cabral – Gerência de Engenharia
Assíria Santos - Estagiária

 

CAV (Centro Acadêmico de Vitória) - Unidade II

 

Este projeto será localizado no terreno da intervenção faz parte do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão - CAV e está situado na gleba do antigo zoológico da cidade, localizado no bairro Alto José Leal, na cidade de Vitória de Santo Antão - PE. O acesso pode ser feito pela Rua Alto do Reservatório.

O projeto visa a ocupação do terreno do antigo zoológico para atender as crescentes demandas de espaços destinados as atividades acadêmicas. Inicialmente estão sendo propostas 3 intervenções: guarita, com acessos de pedestres e veículos, requalificação dos muros, delimitação do terreno com grades e a implantação e reforma de um Container que funcionará como Unidade Escola Interprofissional em Atenção Primária.

No futuro o local abrigará outros equipamentos, como o RU e uma edificação destinada ao projeto Farmácia Viva.

 

Guarita de acesso e Unidade Escola Interprofissional em Atenção Primária

 

Guarita de acesso e Unidade Escola Interprofissional em Atenção Primária

 

 

Unidade Escola Interprofissional em Atenção Primária

 

Unidade Escola Interprofissional em Atenção Primária

 

EQUIPE TÉCNICA

Carlos Falcão - Superintendente da SPO
Maria Isabel Pinto – Diretora de Planos e Projetos
Ana Tereza Assis – Coordenadora de Planos e Projetos
Priscila Oliveira – Arquiteta
Geraldo Cabral – Gerência de Engenharia
Assíria Santos – Estagiária

 

Reforma da Clínica C de Odontologia

 

Este projeto tem como principal objetivo a melhoria da estrutura física da Clínica C para a retomada do seu funcionamento, criando áreas estéreis e seguras, tendo em vista o cumprimento dos requisitos sanitários, de acordo com a RDC 50 de 2002 da Vigilância Sanitária e também seguindo as diretrizes do CONSENSO ABENO Biossegurança no ensino Odontológico Pós-Pandemia da Covid -19.

Também serão cumpridos os critérios de da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que em seu artigo 11 traz “Art. 11. A construção, ampliação ou reforma de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverão ser executadas de modo que sejam ou se tornem acessíveis às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida", visando também a inclusão, centrada na biodiversidade humana, resultando uma melhor ergonomia para todos os usuários dos espaços.

 

Recepção

 

Recepção

 

Baseado na necessidade de adequação com as normas da Anvisa e com os novos protocolos de combate à Covid-19, o projeto da Clínica C foi proposto priorizando a funcionalidade, a higiene, a facilidade de limpeza, os fluxos de entrada e saída de forma a evitar a contaminação. 

A primeira alteração do projeto será em relação ao piso, que será trocado, por uma alternativa de alta resistência, devido aos ajustes de locação das cadeiras(Ajustes hidráulicos, elétricos, ar comprimido). 

Devido as instalações de climatização, exaustão e iluminação todo o forro também será trocado por uma opção que permita flexibilidade de locação de diferentes saídas(climatização e iluminação).

 

Clínica

 

Clínica

 

Foi proposto um banheiro acessível e um banheiro de uso comum, ambos unissex. Os revestimentos novos são porcelanato para o piso e pastilhas 10x20cm para as paredes. Será feita uma pintura na cor verde acima das pastilhas - mesma estética dos outros banheiros do Projeto de Acessibilidade do CCS Odontologia. 

 

Banheiro Acessível

 

Na Recepção a proposta é um painel em MDF com acabamento amadeirado e detalhes de molduras com lousa para desenho das crianças. Todo os revestimentos de parede serão retirados e será executada novo acabamento e posterior pintura.

Para Sala de Exame e Apoio novos móveis em MDF com acabamento na cor Branca.

Na área da Clínica C todas as cubas e torneiras foram trocadas. As bancadas receberão armários nos trechos abaixo das cubas. Os equipos serão relocados, bem como suas instalações. Os revestimentos de parede serão mantidos. Será executada nova pintura acima da área da cerâmica. As luminárias utilizadas são tipo Calha Comercial Aletada para lâmpada Led T8, 1.20cm. As divisórias da linha Sala Limpa da Danica.

Todas as janelas em madeira serão trocadas por novas em vidro e alumínio.

 

Sala de Apoio

 

Sala de Exame

 

Sala de Raio x

 

EQUIPE TÉCNICA

Carlos Falcão - Superintendente da SPO
Maria Isabel Pinto – Diretora de Planos e Projetos
Ana Tereza Assis – Coordenadora de Planos e Projetos
Priscila Oliveira – Arquiteta
Geraldo Cabral – Gerência de Engenharia
Jonas Melo - Estagiário

 

Reforma do Auditório do CTG

 

O Auditório Prof. Newton da Silva Maia, vinculado ao CTG, está situado no Campus Joaquim Amazonas, localizado no bairro Cidade Universitária, na cidade de Recife-PE. O acesso pode ser feito pela Avenida da Arquitetura.
O edifício está próximo ao bloco principal do Centro de Tecnologia e Geociências(CTG).
A edificação apresenta espaços com necessidades de adequação de acessibilidade, tais como banheiros, palco, plateia e assentos, circulação vertical, dentre outros. Também dispõe de infraestrutura em condições de renovação a exemplo dos revestimentos de fachada, forros, soluções de iluminação, rede elétrica, climatização, mobiliário, dentre outros. Outro item imprescindível é a reforma para o atendimento as normas de Segurança e Combate a Incêndio.
Dessa forma a proposta pretende atender as demandas normativas, técnicas e estruturais do edifício.

 

 

 

 

 

EQUIPE TÉCNICA

Carlos Falcão - Superintendente da SPO
Maria Isabel Pinto – Diretora de Planos e Projetos
Ana Tereza Assis – Coordenadora de Planos e Projetos
Priscila Oliveira – Arquiteta
Geraldo Cabral – Gerência de Engenharia
Alice Moreira – Estagiária

 

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB)

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB) na UFPE promove a sinergia entre engenheiros, profissionais da área de saúde e cientistas para investigar diversas questões relacionadas com as funções do corpo humano (anatomia e fisiologia) e sua patologia, desenvolvendo novas tecnologias para melhorar a saúde humana. Trata-se de um programa interdisciplinar em que se aplicam as diversas técnicas de engenharia, biologia, computação, medicina e ciência aplicada de maneira inovadora, promovendo novas estratégias para aumentar a qualidade da saúde humana através do desenvolvimento de sensores e sistemas biomédicos. O programa foi criado em 2012. Em quatro anos de existência, o PPGEB já formou mais de 10 mestres em engenharia biomédica, que atuam nas diversas áreas da engenharia biomédica ou seguiram para programas de doutorado. Atualmente o PPGEB conta com 40 estudantes.
O Curso de Engenharia Biomédica da UFPE foi criado em 2001, emergindo da cooperação entre a Universidade Federal de Pernambuco, a Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e a UTC. O curso foi criado e recebeu autorização pelo CCEPE em 3a. reunião extraordinária em 12 de julho de 2001. O curso entrou em funcionamento em 2002. O reconhecimento do curso se deu pela Portaria 1.088, de 14 de dezembro de 2006. O curso conta com uma única entrada de 30 vagas. Atualmente, o curso conta com cerca de 120 estudantes.

 

Sala de Estudo

 

Em 2013 foi criado o Departamento de Engenharia Biomédica, unidade acadêmica alocada no Centro de Tecnologia e Geociências, Escola de Engenharia de Pernambuco. O Curso de Graduação em Engenharia Biomédica da UFPE tem por finalidade formar de maneira interdisciplinar profissionais de Engenharia com base conceitual e habilidades para atuar no equacionamento, levantamento de dados e solução de problemas na área da saúde. Esses profissionais podem atuar em atividades de projeto, produção, gestão e controle de qualidade de dispositivos biomédicos em organizações públicas e privadas de saúde, podendo atuar também em atividades de pesquisa e desenvolvimento de processos e dispositivos biomédicos para uso em prevenção e diagnóstico de doenças, terapia e monitoração de sinais vitais, além de dispositivos biomédicos para reabilitação e tecnologias assistivas. Este curso é um dos pioneiros na área de Engenharia Biomédica no Brasil, capaz de suprir as necessidades reais de demanda de profissionais para os setores de Engenharia Clínica, Engenharia Médica, Engenharia Hospitalar, Instrumentação Biomédica e Inovação em Saúde, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Contudo, egressos do Curso de Graduação em Engenharia Biomédica têm atuado em todo o país e no exterior em hospitais, na indústria, em institutos de pesquisa, e como empreendedores em inovação em saúde.

 

Recepção


Contudo, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica ainda funciona em instalações temporárias no prédio da Área II, onde se encontra a secretaria do curso, um laboratório de informática e um laboratório de instrumentação. O curso conta com uma única sala de aula, compartilhada com os outros cursos da Área II. Adicionalmente, os 12 docentes do Departamento de Engenharia Biomédica ainda não dispõem de gabinetes para a realização de atividades de orientação de estudantes de graduação e de pós-graduação, preparação de aulas e apoio à pesquisa. A reforma do 2º andar do prédio administrativo do CTG vai permitir: a instalação da secretaria do PPGEB; um miniauditório, para aulas, defesas de dissertação e reuniões; duas salas de aula adicionais, para servir ao curso de graduação e à pós-graduação; três gabinetes para quatro professores cada e um gabinete para três professores, possibilitando espaços de pesquisa, preparação de aulas e orientação para os 12 docentes e mais três pesquisadores visitantes, estagiários de pós-doutorado ou futuros docentes do quadro temporário ou permanente; sala de estudos, para apoiar estudantes de pós-graduação em seus estudos individuais e em grupo; e um ambiente de convivência com uma copa, para proporcionar um ambiente saudável para estudantes e docentes socializarem e fazerem suas refeições.

 

Copa e Espaço de Convivência

 

Recepção

 

Copa e Espaço de Convivência

 

Planta de Layout

Planta de Layout

 

Planta de Construção com a divisão em etapas

 

 

 

O projeto arquitetônico foi pensado em duas etapas com base no orçamento disponível, através de emenda parlamentar.

 

EQUIPE TÉCNICA

Carlos Falcão - Superintendente da SPO
Maria Isabel Pinto – Diretora de Planos e Projetos
Ana Tereza Assis – Coordenadora de Planos e Projetos e Arquiteta
Geraldo Cabral – Gerência de Engenharia
Paolla Giannina - Estagiária

 

Espaço Literário para Crianças - CE

 

O Centro de Educação solicitou a criação de um espaço para crianças dentro da biblioteca. O local atenderá a crianças de 0 a 11 anos e também servirá para atividades docentes e formativas, com isso precisa ter um layout flexível para adultos e crianças.

Todo o layout e mobiliário foram pensados considerando essa flexibilidade no uso, assim foram propostas estantes com rodinhas e o uso de puffs que podem ser facilmente arrastados aumentando a área para atividades.

 

Foi solicitado também um espaço para a projeção de filmes ou aulas e um local onde as crianças possam desenhar com giz, assim criamos essa parede na cor verde onde será instalado um rolo para a projeção.

 

 

 

Utilizamos cores lúdicas  e um piso lavável, visto que o local deve ter fácil limpeza e manitenção. Nas estantes para as crianças menores as capas dos livros devem ficar expostas, para que elas possam se interessar pela leitura mesmo ainda não sabendo ler.

O ponto de partida para a elaboração desse projeto foi: "O ambiente é acessório do livro que é o protagonista deste espaço."

 

 

EQUIPE TÉCNICA

Carlos Falcão - Superintendente da SPO
Maria Isabel Pinto – Diretora de Planos e Projetos
Ana Tereza Assis – Coordenadora de Planos e Projetos e Arquiteta
Ricardo Américo - Estagiário