Curso de Química - Licenciatura (CAA)
Navegação Navegação
- Artigos Núcleo Formação Docente (CAA)
- Curso de Física - Licenciatura (CAA)
- Curso de Matemática - Licenciatura (CAA)
- Curso de Pedagogia - Licenciatura (CAA)
- Curso de Química - Licenciatura (CAA)
- Docentes
- Sobre
- Laboratório do Núcleo de Investigação de Práticas Pedagógicas para o Ensino de Química (NIPPEQ)
Sobre o curso Sobre o curso
Formar profissionais para atuação no Ensino Básico (fundamental e médio) e ensino superior, críticos e criativos, comprometidos com o bem estar da sociedade e capazes de produzir conhecimento na área.
- Vinculação: Núcleo Formação Docente
- Localização: Centro Acadêmico do Agreste
- Vagas Oferecidas no Vestibular: 80 (40 – 1ª Entrada e 40 – 2ª Entrada)
- Turno(s): Noite
- Carga Horária: 3.270 horas
- Duração do Curso: Mínima – 10 Semestres / Máxima – 14 Semestres
E-mail: segec.agreste@ufpe.br
Telefone: (81) 2103-9208/9157
Chefe de Setor: Tiago Augusto Silva Ferreira
- Com uma visão clara do seu papel social como educador com sensibilidade para interpretar as ações dos discentes no processo de formação;
- Com a compreensão sobre a importância do ensino-aprendizado de Química para a formação dos indivíduos, para o exercício pleno da sua cidadania, para a inclusão social e para a sustentabilidade do meio-ambiente;
- Com o entendimento de que o conhecimento Químico pode e deve ser universalmente acessível;
- Conscientes da importância do seu papel mediador para a superação dos obstáculos epistemológicos do ensino-aprendizado da Química, traduzidos pela angústia e sentimento de inferioridade, que muitas vezes estão presentes no quotidiano dos discentes.
No entanto, deve-se considerar que o Curso, por oferecer uma formação sólida em conhecimentos da ciência Química, deverá preparar profissionais aptos para atuarem em diferentes segmentos do mundo do mercado de trabalho, tais como: ensino não formal (atividades educacionais realizadas em zoológicos, jardins botânicos, centros e museus de ciência e tecnologia, centros comunitários, sindicatos, etc.), atividades técnicas nos laboratórios de ensino e de pesquisa em Instituições de Ensino Superior ou em indústrias químicas e outras atividades com o devido registro nos Conselhos Regionais de Química.
O curso de Química-Licenciatura do NFD-CAA da UFPE deverá promover as competências e habilidades sugeridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, Parecer CNE/CES 1.303/2001:
1. Com relação à formação pessoal
- Possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios, bem como dos procedimentos necessários de primeiros socorros, nos casos dos acidentes mais comuns em laboratórios de Química.
- Possuir capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político.
- Identificar os aspectos filosóficos e sociais que definem a realidade educacional.
- Identificar o processo de ensino e aprendizagem como processo humano em construção.
- Ter uma visão crítica com relação ao papel social da Ciência e à sua natureza epistemológica, compreendendo o processo histórico-social de sua construção.
- Saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem uma pesquisa educacional.
- Ter interesse no auto aperfeiçoamento contínuo, curiosidade e capacidade para estudos extracurriculares individuais ou em grupo, espírito investigativo, criatividade e iniciativa na busca de soluções para questões individuais e coletivas relacionadas com o ensino de Química, bem como para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas oferecidas pela interdisciplinaridade, como forma de garantir a qualidade do ensino de Química.
- Ter formação humanística que permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos.
- Ter habilidades que o capacitem para a preparação e desenvolvimento de recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática e avaliação da qualidade do material disponível no mercado, além de ser preparado para atuar como pesquisador no ensino de Química.
2. Com relação à compreensão da Química
- Compreender os conceitos, leis e princípios da Química.
- Conhecer as propriedades físicas e químicas principais dos elementos e compostos, que possibilitem entender e prever o seu comportamento físico-químico, aspectos de reatividade, mecanismos e estabilidade.
- Acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos e educacionais.
- Reconhecer a Química como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político.
3. Com relação à busca de informação e à comunicação e expressão
- Saber identificar e fazer busca nas fontes de informações relevantes para a Química, inclusive as disponíveis nas modalidades eletrônica e remota, que possibilitem a contínua atualização técnica, científica, humanística e pedagógica.
- Ler, compreender e interpretar os textos científico-tecnológicos em idioma pátrio e estrangeiro (especialmente inglês e/ou espanhol).
- Saber interpretar e utilizar as diferentes formas de representação (tabelas, gráficos, símbolos, expressões, etc.).
- Saber escrever e avaliar criticamente os materiais didáticos, como livros, apostilas, "kits", modelos, programas computacionais e materiais alternativos.
- Demonstrar bom relacionamento interpessoal e saber comunicar corretamente, de forma sistemática, os resultados dos projetos e das pesquisas, na linguagem educacional, oral e escrita (textos, relatórios, pareceres, pôsteres, internet, etc.) em idioma pátrio.
4. Com relação ao ensino de Química
- Refletir de forma crítica a sua prática em sala de aula, identificando problemas de ensino/aprendizagem.
- Compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Química na sociedade.
- Saber trabalhar em laboratório e saber usar a experimentação em Química como recurso didático.
- Possuir conhecimentos básicos do uso de computadores e sua aplicação em ensino de Química.
- Possuir conhecimento dos procedimentos e normas de segurança no trabalho.
- Conhecer teorias psicopedagógicas que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem, bem como os princípios de planejamento educacional.
- Conhecer os fundamentos, a natureza e as principais pesquisas de ensino de Química.
- Conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de ensino de Química.
- Ter atitude favorável à incorporação, na sua prática, dos resultados da pesquisa educacional em ensino de Química, visando solucionar os problemas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem.
5. Com relação à profissão
- Ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo.
- Ter capacidade de disseminar e difundir e/ou utilizar o conhecimento relevante para a comunidade.
- Atuar no magistério, em nível de ensino fundamental e médio, de acordo com a legislação específica, utilizando metodologias de ensino variadas, contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico em adolescentes; organizar e usar laboratórios de Química; escrever e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos e indicar bibliografia para o ensino de Química; analisar e elaborar programas para esses níveis de ensino.
- Exercer a sua profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca de novas alternativas educacionais, enfrentando como desafio as dificuldades do magistério.
- Conhecer criticamente os problemas educacionais brasileiros.
- Identificar no contexto da realidade escolar os fatores determinantes no processo educativo, tais como o contexto socioeconômico, política educacional, administração escolar e fatores específicos do processo de ensino-aprendizagem de Química.
- Assumir conscientemente a tarefa educativa, cumprindo o papel social de preparar os discentes para o exercício consciente da cidadania.
- Desempenhar outras atividades na sociedade, para cujo sucesso uma sólida formação universitária seja importante fator.
O ingresso no curso de Química-Licenciatura do CAA é realizado, atualmente, pelos processos seletivos: via Sistema de Seleção Unificada (Sisu/UFPE), Vestibular próprio, por meio de editais de Reintegração, Transferência Interna, Extravestibular-
Da mesma forma que para a maioria dos cursos de graduação da UFPE, o ingresso no curso de Química-Licenciatura do CAA se dá por meio da nota que o candidato obtém no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No ano seguinte, o candidato utiliza esta nota no Sisu , o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.
O Vestibular é aplicado para ingressar em cursos que necessitam de habilidades específicas (Dança, Música e Letras Libras), para o ingresso nos cursos de graduação a distância, Intercultural Indígena e outros Processos seletivos excepcionais.
O Processo Seletivo de Ingresso por Reintegração e Transferência Interna é voltado para o reingresso de estudantes desvinculados da UFPE há, no máximo, cinco anos e para os estudantes ativos que desejam mudar de turno, curso e campus.
O Processo Seletivo Extravestibular – Transferência Externa é voltado para a transferência de alunos regulares de outras instituições nacionais de ensino superior, vinculados a cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação, modalidade presencial, grau bacharelado ou licenciatura, para cursos de mesmo nome na UFPE.
Já o Processo Seletivo Extravestibular – Portador de Diploma: possibilita o ingresso de diplomados/as em cursos superiores.O ingresso no curso de Química-Licenciatura do CAA é realizado, atualmente, pelos seguintes processos seletivos: via Sistema de Seleção Unificada (Sisu/UFPE); (2) Vestibular próprio, por meio de editais de Reintegração, Transferência Interna, Extravestibular-
VER ANEXOS DO PPC: https://www.ufpe.br/
Professora Doutora Girleide Torres Lemos
Professora Doutora Inês Girlene dos Santos Monteiro
Professora Doutora Jane Maria Gonçalves Laranjeira (Presidente)
Professora Doutora Maria Fabiana da Silva Costa
Professora Doutora Regina Célia Barbosa de Oliveira
Professor Doutor Roberto Araújo Sá
| 1. Profª. Drª. Ariane Carla Campos de Melo |
| 2. Profª. Drª. Ana Paula Freitas da Silva |
| 3. Profª. Drª. Camila Maria Andrade dos Santos |
| 4. Prof. Dr. Everaldo Fernandes da Silva |
| 5. Profª. Drª. Gilmara Gonzaga Pedrosa |
| 6. Profª. Drª. Girleide Torres Lemos |
| 7. Profª. Drª. Inês Girlene dos Santos Monteiro |
| 8. Profª. Drª. Jane Maria Gonçalves Laranjeira (Coordenadora) |
| 9. Profª. Drª. Jaqueline Dantas Sabino |
| 10. Prof. Dr. José Ayron Lira dos Anjos |
| 11. Profª. Drª. Luana Oliveira dos Santos |
| 12. Profª. Drª. Maria Fabiana da Silva Costa |
| 13. Profª. Drª. Regina Célia Barbosa de Oliveira |
| 14. Prof. Dr. Ricardo Lima Guimarães |
| 15. Prof. Dr. Roberto Araújo Sá |
| 16. Profª. Drª. Sulanita Bandeira da Cruz Santos |
| 17. Discente Maria Gabriele de Oliveira (Representante Estudantil) |
Conteúdo em construção
- Perfil Curricular: (clique aqui)
- EMENTAS OBRIGATÓRIAS ASSINADAS (clique aqui)
- EMENTAS ELETIVAS ASSINADAS (clique aqui)
- Autorização: Documento Oficial da União nº 235, de 07/12/07, Seção 3, p. 55
- Reconhecimento do Curso: Portaria MEC nº 121, de 05/07/2012
- Publicação no Diário Oficial da União: 06/07/2012
- Estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) no ano de 2017
Prof.ª Dra. Ana Paula de Souza de Freitas
Prof.ª Dra. Ana Paula Freitas da Silva
Prof.ª Dra. Ariane Carla Campos de Melo
Prof.ª Dra. Camila Maria Andrade dos Santos
Prof. Dr. Everaldo Fernandes da Silva
Prof.ª Dra. Inês Girlene dos Santos Monteiro
Prof.ª Dra. Gilmara Gonzaga Pedrosa
Prof.ª Dra. Girleide Tôrres Lemos
Prof.ª Dra. Jaqueline Dantas Sabino de Lima
Prof.ª Dra. Jane Maria Gonçalves Laranjeira
Prof. Dr. José Ayron Lira dos Anjos
Prof.ª Dra. Luana Oliveira dos Santos
Prof.ª Dra. Maria Fabiana da Silva Costa
Prof.ª Dra. Regina Célia Barbosa de Oliveira
Prof. Dr. Ricardo Lima Guimarães
Prof. Dr. Roberto Araújo Sá
Prof.ª Dra. Sulanita Bandeira da Cruz Santos

2021
Ano VII - nº 02 - RADIAÇÃO IONIZANTE, EFEITOS BIOLÓGICOS
E RADIOPROTEÇÃO
Ano VII - nº 01 - CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DESAFIOS NA ATUALIDADE
2020
Ano VI - nº 03 - CIÊNCIA, SAÚDE E SOCIEDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Ano VI - nº 02 - EM TEMPOS DE COVID-19
Ano VI - nº 01 - FÁRMACOS NO SÉCULO XXI
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
2019
JQI - Jornal da Química Inorgânica, Caruaru ANO V, nº 03
JQI - Jornal da Química Inorgânica, Caruaru ANO V, nº 02
Jornal da Química Inorgânica: Ano V - Ed 01 (Projeto de Extensão 2018)

https://www.even3.com.br/viiseliqui/ 5 A 9/12/2022 - CAMPUS DO AGRESTE - UFPE
^^^ CLIQUE NO LINK ACIMA PARA INSCRIÇÕES E PROGRAMAÇÃO
|| MOSTRA SELIQUI 2022 ||
VII MOSTRA DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E CULTURA DA VII SELIQUI
Centro Acadêmico do Agreste da UPFE em Caruaru-PE.
07 de dezembro de 2022
CLIQUE PARA BAIXAR A PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
SUBPROJETO DO CURSO DE QUÍMICA-LICENCIATURA DO CAMPUS DO AGRESTE DA UFPE
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
AVISOS
09/04/2019 - RESULTADO DA SELEÇÃO SIMPLIFICADA PIBID/QUÍMICA/CAA
11/03/2019 - Os Coordenadores de Área dos núcleos do subprojeto PIBID Química-Licenciatura do CAA/UFPE, Prof. Roberto Araújo Sá e Profa. Jane Maria Gonçalves Laranjeira, comunicam a todos e todas a ALTERAÇÃO NO CRONOGRAMA do Processo de Seleção Simplificada para formação do banco de reserva dos estudantes que poderão ser inseridos nas atividades realizadas nas escolas parceiras como voluntários.
19/02/2019 - PIBID Química-Licenciatura do CAA/UFPE
EDITAL: https://www.capes.gov.br/
> ENCONTRO DE SOCIALIZAÇÃ0 2019 - PIBID - RESIDEÊNCIA PEDAGÓGICA - CERTIFICADOS
ENEQ1

FORMANDOS 2014-1



INGRESSANTES 2013.1


AULA DE CAMPO_EDUCAÇÃO AMBIENTAL



| 1ª ORDINÁRIA |
| 2ª ORDINÁRIA |
| 1ª EXTRAORDINÁRIA |
| 2ª EXTRAORDINÁRIA |
| 3ª EXTRAORDINÁRIA |
| 4ª EXTRAORDINÁRIA |
| 3ª ORDINÁRIA |
| 5ª EXTRAORDINÁRIA |
| 4ª ORDINÁRIA |
| 5ª ORDINÁRIA |
| 6ª EXTRAORDINÁRIA |
| 7ª EXTRAORDINÁRIA |