A diretoria
O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi estabelecido em 1975, resultado da fusão de diversas escolas superiores no Recife.
Atualmente, o CCS oferece nove (9) cursos de graduação: Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Educação Física (nas modalidades Licenciatura e Bacharelado).
O Centro mantém e desenvolve projetos e ações articuladas não só com o CB, CFCH, CCSA e CCM – que também formam profissionais da área – mas também com os demais centros acadêmicos da UFPE, reconhecendo que a saúde transcende o cuidado assistencial. Projetos integrados que envolvem ensino, pesquisa, gestão e inovação tem recebido investimentos crescentrs, fruto de uma política de valorização e potencialização.
Na pós-graduação, o Centro conta com oito (8) programas: Nutrição, Ciências Farmacêuticas, Saúde da Comunicação Humana, Fisioterapia, Gerontologia, Educação Física, Odontologia e Enfermagem.
O modelo de gestão vigente tem se destacado pelo fortalecimento das instâncias colegiadas, com a implantação de câmaras setoriais específicas para: graduação, pós-graduação, extensão, ensino-serviço (rede escola UFPE), e pesquisa e inovação.
Os profissionais formados pelo CCS atuam nos setores público e privado da saúde, bem como nas áreas social, de educação, industrial e de inovação. A rede de clínicas-escola próprias, somada às atividades práticas desenvolvidas nas redes públicas estaduais e municipais de saúde e no Hospital das Clínicas, configura um vasto campo de práticas, aprendizado de habilidades e produção de conhecimento.
A defesa do direito à Saúde, à Educação e à Seguridade Social, à Democracia e à Autonomia Universitária, pautada na valorização do conhecimento científico e humano para a transformação social, são as diretrizes que norteiam a atuação do CCS e toda sua comunidade.