Navegação Navegação
- Sobre o SIB
- Biblioteca Central
- Bibliotecas Setoriais
- Laboratório de Acessibilidade - LABC
- E-books e Ferramentas para pesquisa
- Serviços
- Graduação - Ficha eletrônica e Autodepósito de TCC
- Pós-graduação - Ficha catalográfica e Normalização
- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD
- Repositório ATTENA
- Portal de Periódicos da UFPE
- Memorial Denis Bernardes
- Notícias
Sistema Integrado de Bibliotecas Sistema Integrado de Bibliotecas
O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal de Pernambuco – SIB/UFPE foi criado com o objetivo de difundir informação, democratizar o conhecimento acadêmico e apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFPE.
O Sistema é formado pela Biblioteca Central e mais 13 bibliotecas localizadas nos Centros Acadêmicos e Colégio de Aplicação. Juntas, as bibliotecas reúnem em suas coleções mais de 300 mil títulos e mais de 1 milhão de exemplares. Essas coleções estão disponíveis para acesso de toda a comunidade e são formadas por livros, periódicos, materiais multimídia, teses e dissertações, entre outros documentos.
O SIB/UFPE é formado por servidores (as) técnico-administrativos (as) e colaboradores (as). Nossa equipe, composta por bibliotecários (as), assistentes e bolsistas, está pronta para atender a todas as pessoas que buscam informação por meio dos serviços das bibliotecas da UFPE.
A evolução da ciência da informação (CI) procura evidenciar o seu papel social no processo de desenvolvimento da sociedade da informação e impulsiona ações de modernidade das bibliotecas e centros de documentação. As novas tecnologias de suporte, acesso, disponibilização e recuperação da informação oportunizam uma melhor concepção dos serviços oferecidos aos usuários e consequentemente a democratização da informação para produção do conhecimento.
O SIB investiu em modernização de suas unidades, implantação do sistema Pergamum para gerenciamento de atividades das bibliotecas, projeção de acervos eletrônicos, ampliação dos acervos da bibliografia básica e complementar dos cursos da UFPE e capacitação e qualificação de pessoal.
Missão:
“Contribuir para a construção e preservação do conhecimento científico, tecnológico e cultural, promovendo o acesso e ampla disseminação da informação em seus diversos suportes, em apoio ao ensino, pesquisa e extensão da UFPE”;
Valores:
- Ética - A honestidade, a integridade, a justiça, a equidade, a verdade, a coerência entre o discurso e a prática referenciam as relações do SIB com pessoas e instituições, e se manifestam no respeito às diferenças e diversidades de condição étnica, religiosa, social, cultural, linguística, política, estética, etária, física, mental e psíquica, de gênero, de orientação sexual e outras.
- Comprometimento - A lealdade ao SIB se manifesta como responsabilidade, zelo e disciplina no trabalho e no trato com todos os seres humanos e com os bens materiais e imateriais, no cumprimento da sua Missão e no alcance desafiador da Visão.
- Confiança - Promoção do mérito como o critério decisivo para todas as formas de reconhecimento, recompensa, avaliação e investimento em pessoas.
- Flexibilidade - Demonstração de atitude aberta e receptiva às inovações e estar apto a responder prontamente as mudanças. Capacidade de transformar, incrementar ou criar processos de trabalho e procurando compartilhar com as pessoas as ideias e mudanças propostas, além de abraçar novas ideias, busca aliados para o sucesso da implementação das mesmas, visando prioritariamente os interesses dos clientes.
- Inovação - Promoção de um ambiente favorável à criatividade, à experimentação e à implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para o SIB.
- Proatividade - Capacidade de se antecipar aos fatos, a fim de prevenir a ocorrência de situações potencialmente indesejáveis e aumentar a confiança e a previsibilidade das práticas de gestão.
- Transparência - Todos os atos e fatos da administração pública são públicos. Todas as ações que afetem o desempenho da organização e o clima organizacional devem ser discutidas entre as pessoas da força de trabalho visando um comprometimento e sinergia.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco foi instituída pelo decreto nº 62.493, de 01/04/1968 e desde 1974 está no mesmo edifício que a conhecemos. Mas, a sua história começa muito antes desta data. Ainda no século XIX, com a criação de uma das primeiras Faculdades de Direito do Brasil.
A Faculdade de Direito do Recife foi criada por Decreto Imperial, em 11/08/1827, e com ela começamos a ter, no nosso Estado, contato com o ensino superior. Posteriormente, as Faculdades de Engenharia (1895), Medicina (1920), Escola de Belas Artes (1932) e Filosofia (1948) integraram as opções de ensino universitário no nosso Estado e junto com elas iniciaram as nossas primeiras bibliotecas.
Em meados de 1949, após a criação da Universidade do Recife (UR), o bibliotecário Edson Nery da Fonseca apresenta o plano de reforma da Biblioteca da Faculdade de Direito ao Reitor Joaquim Amazonas, tendo início o serviço bibliotecário na UR, coordenado por ele e pela professora Myriam Bandeira de Gusmão, que juntos idealizaram o projeto visionário de uma biblioteca central. Nesta ocasião, a equipe de bibliotecários foi contratada na condição de auxiliar de bibliotecas, para atuarem nas bibliotecas dos cursos de Direito, Medicina, Belas-Artes, Filosofia, Economia e Engenharia. As bibliotecárias começaram suas atividades na Biblioteca da FDR onde funcionava também a administração do Serviço Central de Bibliotecas (SCB), criado em 1953, sendo o embrião da Biblioteca Central e do Sistema de Bibliotecas (SIB) que hoje conhecemos.
Este Serviço teve mais dois endereços após a saída da Biblioteca da Faculdade de Direito. Funcionou na Reitoria da Universidade do Recife, no prédio da Rua do Hospício, nº 619, no Centro da Cidade, depois foi para a Cidade Universitária, no Engenho do Meio, já como Serviço de Documentação, em 1965.
O Serviço de Documentação (SD) tornou-se bem mais amplo e com mais atribuições do que o Serviço Central de Bibliotecas. Era constituído por quatro setores: Biblioteca Central, Seção de Bibliografia, Seção de Publicação e Divulgação e por último Laboratório Cine-Fono-Fotográfico.
Em 1968, com o Decreto nº 62.492, de 01 de abril de 1968, que aprovou o Plano de Reestruturação da Universidade Federal de Pernambuco, é criada a Biblioteca Central como órgão suplementar da Universidade. No entanto, essa medida começa a ser concretizada em 17 de setembro de 1970, graças ao convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no qual foi assinado contrato com a firma Carvalho Hosken S/A para a construção do edifício da Biblioteca Central.
O projeto de construção do novo prédio foi de autoria dos arquitetos Maurício do Passo Castro e Antonio Pedro Pina Didier, contando com a colaboração do bibliotecário Edson Nery da Fonseca, como consultor em biblioteconomia que estabeleceu as linhas gerais da nova estrutura, com ênfase na centralização das coleções dos Institutos básicos, na BC, e na manutenção das do ciclo profissional, nas bibliotecas setoriais; foi responsável ainda pelo Regimento da BC.
Em 1974, foi inaugurado seu prédio próprio, construído pelo convênio MEC/BID/UFPE. Neste momento, foram reunidos os acervos dos Institutos de Filosofia e Ciências Humanas e Instituto de Letras, objetivando dar continuidade ao que antes era o Serviço Central de Bibliotecas com a finalidade de centralizar os serviços técnicos e coordenar as bibliotecas então existentes na Universidade do Recife. A BC oferecia o serviço de documentação e referência de forma ampliada à toda comunidade acadêmica.
Nos anos 80, A BC completa 10 anos de sua nova instalação e passou a oferecer serviços como: Comutação Bibliográfica (COMUT), levantamentos bibliográficos, acervo de vídeo, estágios para os alunos do curso de biblioteconomia e firmou convênio com o Centro Latino Americano e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde (BIREME).
No final da década de 80, foram criados novos prédios de bibliotecas na UFPE e ampliado o acervo bibliográfico, com recursos provenientes do Ministério da Educação (MEC) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Cabe destaque a construção dos novos prédios das bibliotecas dos Centros de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Tecnologia e Geociências.
Na década de 90, houve amplas reformas nas instalações físicas das bibliotecas setoriais do CAC, CCSA, CCB, CCS, CE e CCEN, e um aumento de investimento em treinamento e capacitação nas áreas de gestão e tecnologia, tendo em vista que com a mudança do século, o advento da internet exigiria um direcionamento para treinamento e capacitação em novas tecnologias, publicações eletrônicas e bases de dados para os profissionais da área de informação. No contexto geral, essa realidade conduzia os profissionais a uma preocupação em preparar as bibliotecas para o que seria a chamada biblioteca do futuro; portanto, a Biblioteca Central e o SIB realizaram atividades expressivas, por exemplo, o convênio com a FGV - Fundação Getulio Vargas, com a finalidade de automatizar os acervos da UFPE por meio de catalogação cooperativa em conjunto com a Rede Bibliodata/Calco; a aquisição do Sistema de Automação de Bibliotecas-SAB2, da FURG - Fundação da Universidade do Rio Grande; a disponibilização do Serviço PROQUEST através de bases de dados on-line, proporcionando uma maior rapidez de acesso à informação técnica científica; a Implementação do Serviço de Comutação Eletrônica -COMUT ONLINE, integração à Rede Antares, ao CCN – Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos, e ao SITE - Sistema de Informações sobre Teses, (serviços conveniados com o IBICT- Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia; O acesso à WEB OF SCIENCE; a Disponibilização na internet da Biblioteca On-line da UFPE, para recuperação de informações de livros, teses e títulos de periódicos do Sistema de Bibliotecas no endereço: http://www.ufpe.br/sib.
Nos anos 2000, a UFPE adquire o Pergamum para todo o sistema de Bibliotecas e, em 2003, com sua implantação, vários serviços automatizados foram oferecidos à comunidade acadêmica.
Em 2007, com a implantação do REUNI na Universidade, foi possível realizar uma reestruturação das bibliotecas do SIB e aumentar expressivamente os acervos bibliográficos. Em 2009, foram iniciadas as reformas em praticamente todas as bibliotecas setoriais culminando com as inaugurações dos prédios no período de 2010 a 2013. As bibliotecas contempladas foram: Biblioteca Central, Biblioteca do Centro de Ciências Biológicas, Biblioteca do Centro de Artes e Comunicação, Biblioteca do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Biblioteca do Centro de Educação, Biblioteca do Centro de Tecnologias e Geociências, Biblioteca do Centro de Ciências da Saúde e a Biblioteca do Centro Acadêmico de Vitória. Somente a Biblioteca do Centro de Ciências Jurídicas não finalizou a reforma por entraves burocráticos, já que se trata de um prédio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAM).
O Sistema de Bibliotecas da UFPE, nos dias atuais, é formado pela Biblioteca Central e mais treze bibliotecas, localizadas nos Centros Acadêmicos e Colégio de Aplicação. As bibliotecas reúnem, em suas coleções, mais de 300 mil títulos e mais de um milhão de exemplares, formadas por livros, e-books, periódicos, materiais multimídia, teses, dissertações, entre outros documentos e atendem a toda a comunidade.
Histórico elaborado pelo Grupo de pesquisa Memória do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB). Descrição: Resgatar e registrar a memória histórica das bibliotecas que compõem o SIB, de forma a reconstruir a sua memória institucional. Integrantes: Adelaide Maria de Lima; Maria Marinês Gomes Vidal; Maria Valéria Baltar de Abreu Vasconcelos; Susyleide Gomes de Brito.
Referências
LIMA, Adelaide Maria et al. Marcos históricos na formação dos acervos das bibliotecas da UFPE: um passeio na memória. Estudos Universitários, Revista de Cultura, Recife, v. 27, n. 8, p. 59-72, ago. 2011.
LIMA, Adelaide Maria et al. Modernização das bibliotecas universitárias: o Reuni como fortalecimento das politicas de informação na UFPE. In: SEMINARIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 18., 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte¿: UFMG, 2014.
Universidade do Recife. Serviço Central das Bibliotecas. Relatório das atividades da Biblioteca, durante o exercício de 1973. Recife, 1954. (Relatórios encadernados UFPE/BC 1953/54).
Universidade do Recife. Serviço Central das Bibliotecas. Relatório das atividades da Biblioteca, durante o exercício de 1965/66. Recife, 1966. (Relatórios encadernados UFPE/BC 1965/66).
O Estatuto do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFPE está disponível no Boletim Oficial da UFPE, V.26, N° 05, Edição ESPECIAL, PAG. 01-19, de 15 MARÇO de 1991.
Acesse clicando aqui.