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Programa de Pós-Graduação em Administração
Coordenadora: Profª. Drª. Joséte Florencio dos Santos
Vice-Coordenadora: Profª. Drª Débora Coutinho Paschoal Dourado
DE ACORDO COM A AUTOAVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO QUADRIENAL (2017-2020)
05 PRINCIPAIS PONTOS FORTES DO PPG:
- Competência na qualidade da formação discente;
- Qualidade do corpo docente;
- Inserção nacional;
- Impacto regional;
- Reputação.
05 PRINCIPAIS FRAGILIDADES DO PPG:
- Inserção internacional;
- Práticas inovadoras;
- Relação com stakeholders não acadêmicos;
- Impactos não acadêmicos;
- Visibilidade.
05 PRINCIPAIS OPORTUNIDADES DO PPG:
- Revalorização da formação científica;
- Retomada dos investimentos em ciência e tecnologia;
- Potencial reconfiguração do ensino de pós-graduação, sobretudo por influência das novas
tecnologias de informação e comunicação; - Potencialização de parcerias nacionais e internacionais, sobretudo em virtude das novas tecnologias de informação e comunicação;
- Amadurecimento do campo científico da Administração no Brasil.
05 PRINCIPAIS AMEAÇAS DO PPG:
- Desvalorização da formação científica;
- Falta de investimentos em ciência e tecnologia;
- Reconfiguração do ensino de pós-graduação, sobretudo por influência das novas tecnologias de informação e comunicação;
- Pouca disponibilidade/interesse de potenciais alunos de outras regiões se deslocarem para Recife;
- Demasiado crescimento do número de PPGs da área.
05 PRINCIPAIS OBJETIVOS DO PPG PREVISTOS PARA O ANO DE 2023
Objetivo: Consolidação dos processos de formação discente.
Metas:
- Aprimoramento da formação dos discentes;
- Aproximação com os egressos.
Ações/iniciativas:
- Revisão da grade curricular;
- Reavaliação de normas que regulam as atividades discentes;
- Estabelecimento de uma política de acompanhamento de egressos.
05 PRINCIPAIS OBJETIVOS DO PPG PREVISTOS PARA O ANO DE 2023
Objetivo: Consolidação dos processos de produção acadêmica.
Metas:
- Clareza do perfil dos membros do NDP;
- Apoio à produção intelectual e internacionalização;
- Consolidação dos impactos decorrentes das ações do programa.
Ações/iniciativas:
- Definição das diretrizes formais de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento;
- Definição de critérios de orientação;
- Acompanhamento periódico da produção intelectual;
- Destinação de orçamento para a participação de docentes e discentes em encontros científicos definidos como prioritários, assim como para a tradução de artigos;
- Desenvolvimento de políticas de incentivo ao impacto da produção intelectual e à internacionalização;
- Mapeamento da atuação dos egressos;
- Estabelecimento de uma política de incentivo a` inovação, transferência de conhecimentos e impacto social.
05 PRINCIPAIS OBJETIVOS DO PPG PREVISTOS PARA O ANO DE 2024:
Objetivo: Crescimento institucional;
Metas:
- Reavaliação do objetivo e visão de futuro do programa;
- Potencialização da visibilidade do programa.
Ações/iniciativas:
- Reavaliação da pertinência das linhas de pesquisa atuais;
- Reavaliação das esferas de impacto do programa;
- Desenvolvimento de uma política de comunicação;
- Aproximação com stakeholders de diferentes setores.
05 AÇÕES ESTRATÉGICAS, POR ORDEM DE PRIORIDADE, DO PPG, VISANDO ATINGIR O NOTA 6, DA CAPES, NA AVALIAÇÃO QUADRIENAL (2021-2024):
- Compromisso com o impacto da produção intelectual e internacionalização;
- Visão de alinhamento às necessidades regionais, nacionais e internacionais;
- Orientação do PROPAD com relação à inovação, transferência de conhecimentos e impactos
sociais; - Comunicação e visibilidade como ação estratégica;
- Sustentabilidade do PPG.
-
Formar quadros profissionais altamente qualificados, com alto grau de conhecimento teórico e metodológico;
-
Preparar mestres e doutores para o exercício de funções acadêmicas (ensino e pesquisa), administrativas e de gestão em organizações públicas, privadas e do terceiro setor;
-
Produzir impacto local, por meio de representatividade e relevância nacional, de forma alinhada a padrões internacionais de excelência acadêmica.
O Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE foi criado em 1995, como Curso de Mestrado em Administração (CMA). Em 2000 foi aprovado o Doutorado, inicialmente com seleção bienal, passando à seleção anual a partir de 2006. A recepção de pesquisadores em pós-doutorado, por sua vez, teve início em 2008.
O CMA teve início com uma proposta arrojada e inovadora à época, pois apresentava algumas características diferentes em relação à maioria de outros cursos de mestrado existentes, a mais marcante delas era que se voltava principalmente para a formação acadêmica de profissionais do mercado. Nas primeiras turmas, a maioria dos mestrandos eram gerentes, empresários, consultores ou profissionais vinculados ao serviço público. Nesses primeiros anos a vocação era local e estava explícita, sobretudo na orientação das dissertações, que, por sua vez, eram necessariamente vinculadas a alguma organização.
Essa característica, que no futuro seria marcante nadefinição de mestrados profissionais, começou a mudar em 1998, com a entrada de novos docentes permanentes no programa e com o intuito – já claramente estabelecido no início do funcionamento do mestrado – de se abrir o doutorado, fazendo com que se delineasse, desde então, um perfil claramente acadêmico. Nesse processo, foi fundamental a inserção de docentes do programa no cenário nacional de articulação da área, claramente em estágio de desenvolvimento, bem como a qualidade das dissertações e dos artigos publicados. Assim, o programa reuniu as condições e expertises necessárias à apresentação de um projeto de doutorado, cuja APCN foi aprovada em 2000, com a primeira turma implantada no ano seguinte.
Com a abertura do doutorado, o programa – agora renomeado em definitivo para PROPAD –, buscou consolidar sua excelência acadêmica. Um crescimento quantitativo e qualitativo exponencial de publicações foi verificado, assim como uma inserção crescente de docentes do programa na articulação do campo, com representações na Capes, CNPq e ANPAD, dentre outros. Destaca-se uma política institucional – com fundamental apoio do Departamento de Ciências Administrativas – de apoio à participação ampla de docentes, discentes e egressos em encontros científicos nacionais e internacionais, com destaque para o encontro da ANPAD e seus então recém-lançados encontros divisionais, em um momento em que essa era a maior vitrine da produção intelectual no campo. Vale também mencionar o lançamento do periódico Gestão.Org, como veículo de divulgação científica e de visibilidade do programa.
Com a abertura do doutorado, o PROPAD havia se tornado uma referência regional, atraindo inúmeros discentes de estados vizinhos. Com isso, o programa definiu que um papel de liderança regional, que já se evidenciava na prática, deveria ser consolidado, agora com ênfase ao apoio ao desenvolvimento acadêmico de outras regiões do Norte e Nordeste. Assim, teve início um processo de cooperação, materializado pela oferta de um Mestrado Interinstitucional (MINTER) com o Centro Universitário do Norte (Uninorte), do Amazonas, lançado em 2007; um Doutorado Interinstitucional (DINTER) junto à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), lançado em 2011; e o estabelecimento de uma Associação Provisória com o Mestrado em Administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 2012, com duração de três anos. Em paralelo, com o intuito de expandir sua atuação e atendendo a diretrizes da CAPES e da UFPE, o PROPAD implantou, em 2011, o curso de Mestrado Profissional em Administração (MPA), que se tornou um programa independente em 2015, depois de duas turmas concluídas.
A partir de 2013 o programa passou a enfatizar esforços de internacionalização, com o intercâmbio científico estabelecido com a NHTV Breda University (Holanda), no âmbito do Edital CAPES/NUFFIC, que viabilizou a realização de pós-doutorado para quatro docentes do NDP, além de doutorado sanduíche para discentes do programa. Desde então o intercâmbio internacional tem sido crescente, com outros docentes fazendo pós-doutorado em instituições internacionais, assim como doutorandos fazendo sanduíche no exterior. Por outro lado, outros projetos com participação de pesquisadores internacionais foram implementados, viabilizando visitas técnicas, com oferta de seminários e disciplinas.
Em 2016 o PROPAD entendeu que era momento de reavaliar sua configuração, de forma que incorresse em uma modernização do programa, assim como uma maior aderência ao que havia se tornado a realidade de ensino e pesquisa após tantos anos. Assim, de uma área de concentração focada na gestão, redimensionamos o escopo para o campo da Administração como um todo, refletindo o caráter amplo de formação e produção do programa. Por outro lado, migramos de uma ordenação das linhas de pesquisa fundamentada por agrupamentos de áreas funcionais congruentes, para uma organização por grandes abordagens da Administração, sendo a gestão uma perspectiva e a interface entre organizações e sociedade a outra.
Em 2018 o programa implantou um amplo processo formal de autoavaliação e planejamento, que definiu sua visão de futuro como um programa que prioriza o impacto local, por meio de representatividade e relevância nacional e alinhado a padrões internacionais de excelência acadêmica.
Essa visão vai ao encontro da trajetória do PROPAD que, em vinte e seis de atuação se consolidou como um programa de excelência nacional, com forte influência sobretudo na Região Nordeste. Seus egressos estão alocados em importantes instituições de ensino, órgãos públicos e organizações privadas. Os docentes do programa, por sua vez, têm inserção e destaque nacional, integrando importantes funções nas instituições de pesquisa e pós-graduação do país, assim como obtendo fomento sistemático de projetos de pesquisa e publicando em importantes encontros e periódicos nacionais e internacionais.
O PROPAD conta com um laboratório de informática climatizado, com computadores à disposição dos corpos discente e docente, exclusivamente destinado às atividades de ensino e pesquisa. Todos os computadores contam com monitores de vídeo de tela plana (LCD ou LED) e placas wireless. Além disto, a UFPE dispõe de licença educacional para o sistema operacional Windows, de forma que todas as máquinas são equipadas com o programa. O laboratório também tem sido utilizado para aulas que fazem uso de tecnologia da informação, de métodos quantitativos ou qualquer outra necessidade de acesso à Internet para sua condução.
O programa também dispõe de salas de estudo individual e em grupo, ambas também climatizadas e com acesso wireless aos discentes. Nas cabines individuais há pontos de conexão que os alunos utilizam para conectar os seus próprios equipamentos móveis. Por sua vez, a secretaria e a coordenação do programa dispõem de sala própria para trabalho e atendimento.
Cada docente do programa dispõe de sala individual ou em dupla, com espaço suficiente e adequado para seus grupos de pesquisa. Esses espaços também dispõem de conectividade wireless. Todos os docentes do programa dispõem de equipamentos de informática em seus gabinetes de trabalho.
Docentes e discentes, assim como bolsistas dos grupos de pesquisa, têm franco acesso às dependências e equipamentos do PROPAD, a fim de que possam desenvolver favoravelmente suas atividades.
Além desses espaços exclusivos, os alunos do PROPAD também podem usar o laboratório de informática do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). As salas de aula usadas pelo programa estão equipadas com lousa digital com recursos de projeção de imagem, áudio e vídeo, bem como conexão com a Internet, tanto por cabo como wireless. Ainda em relação à infraestrutura do CCSA, o centro dispõe de um anfiteatro para cem pessoas e de um auditório para duzentas e cinquenta. Com frequência, o PROPAD tem se utilizado desses espaços para realização de seminários, defesas e encontros com estudantes.
Essa infraestrutura provê acesso a bases de publicações disponibilizadas pelo portal Periódicos Capes e à Intranet da instituição, que podem ser acessados remotamente pelos discentes e docentes. O acesso remoto, com máscara de IP, via conexão VPN, faculta acesso total, em tempo integral e de qualquer ponto com acesso à Internet.
Os docentes e discentes do PROPAD utilizam o acervo do Sistema de Integrado de Bibliotecas – SIB/UFPE, com mais de 300.000 títulos disponíveis, por meio de mais de 1 milhão de exemplares, que é interligado em uma base de dados comum, acessível via Intranet da universidade. Além disto, tem acesso às bases de publicações disponibilizadas pelo portal Periódicos Capes, ProQuest Dissertations & Theses Global, Scielo, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Catálogo Coletivo Nacional (CCN). Todas as bases podem ser acessadas na universidade ou remotamente, via conexão VPN.
As bibliotecas são climatizadas, com acesso cabeado e via wireless à Internet. São 14 bibliotecas espalhadas pelo campus universitário, sendo o prédio da Biblioteca Central da UFPE vizinho ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Especificamente, a biblioteca setorial do CCSA, que é a de maior uso dos discentes do programa, dispõe de baias individuais de estudo, mesas para trabalhos coletivos, salas de estudo em grupo e sala de vídeo reservável sob demanda. A biblioteca do CCSA é a mais abrangente em ciências sociais aplicadas na Região Nordeste, contando com revistas nacionais e internacionais da área. O próprio programa sugere que os professores em seus projetos de pesquisa incluam rubricas para adquirirem livros para doação. Isto vem sendo feito e vem trazendo uma nova alternativa para os estudantes, que passam a dispor de referências de temas de investigação de seus grupos de pesquisa. Além disto, um número significativo de títulos em língua inglesa tem sido adquirido e incorporado ao acervo nos últimos anos.
Todos esses recursos objetivam oferecer conforto, segurança e conectividade aos usuários. Naturalmente, essas facilidades expandem sobremaneira o trabalho de pesquisa de professores e alunos do programa.