Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente
Mestrado
Descrição do currículo
O curso teórico-prático tem a duração de 24 meses, devendo o mestrando cumprir um mínimo de 26 créditos (14 em disciplinas obrigatórias e 12 em disciplinas eletivas). As disciplinas obrigatórias são únicas para ambas às áreas de concentração, sendo a escolha das disciplinas eletivas direcionada para a área de concentração a qual o aluno está vinculado.
A matriz curricular é constituída por disciplinas que abordam a formação do docente e o treinamento inicial do pesquisador, sendo composta por dois núcleos básicos:
a) Pedagogia e didática do ensino superior
Consta de atividades teóricas na disciplina de Metodologia Didática do Ensino Superiorcomplementadas por treinamento prático (Atividade Docente: desenvolvida junto aos alunos do curso de graduação em medicina no módulo “Produção e Construção do Conhecimento”, onde as atividades são desenvolvidas em torno de cenários que contemplam diferentes aspectos do crescimento e desenvolvimento).
b) Núcleo de disciplinas relacionadas ao método científico
O embasamento teórico para elaboração do projeto é ministrado nos primeiros nove meses do curso incluindo as disciplinas centradas no conhecimento e na aplicação do método epidemiológico e nos fundamentos da educação e saúde: Metodologia da Pesquisa Científica I, Seminários Integrados de Pesquisa, Seminários Avançados de Pesquisa I, Crescimento e Desenvolvimento, Bioestatística, Epidemiologia Descritiva, Epidemiologia Analítica, Pesquisa Clínica, Informática Aplicada a Pesquisa Científica com o EPI-INFO, Bioética, Métodos Qualitativos Aplicados às Ciências da Saúde, Seminários Avançados em Educação e Saúde, Tecnologia da Informação em Educação e Saúde,Prática e reflexão no/do processo de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas em educação e saúde. Neste período o aluno prepara seu projeto de pesquisa que é avaliado em um exame de qualificação.
No segundo ano letivo é oferecido o módulo “Redação do Artigo Científico”, o aluno coleta dados da pesquisa ou utiliza bancos de dados disponíveis, analisa-os e redige a dissertação. Esta consiste de um capítulo de revisão da literatura e de um artigo científico a ser apresentada e avaliada em sessão pública por três examinadores.