Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS)
O Programa
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco – PPGS/UFPE – oferece cursos de Mestrado e Doutorado. Teve sua origem na criação do Programa Integrado em Economia e Sociologia (Pimes), em 1967. Os Cursos de Mestrado em Sociologia e em Economia tornaram-se amplamente reconhecidos no cenário nacional e atuaram em conjunto até 1981. Em 1995, a criação do Curso de Doutorado reafirma o papel do PPGS na formação de pesquisadores e na produção intelectual desenvolvida no Brasil. Nos últimos anos, o Programa tem acolhido um número crescente de professores e alunos estrangeiros interessados em participar de suas atividades. Respondendo a esta demanda, o PPGS passou a incentivar iniciativas de seminários, cursos e palestras voltados particularmente para o incremento da cooperação internacional com pesquisadores e instituições africanas e latino-americanas.
Os Objetivos do Programa são:
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Formar recursos humanos qualificados e habilitados para:
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Ensinar fundamentos teóricos e metodológicos da sociologia, contemplando a produção clássica e contemporânea;
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Desenvolver com autonomia projetos de pesquisa social que enfatizem a compreensão e explicação dos processos de mudança social;
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Produzir conhecimento sociológico relevante para o desenvolvimento da área;
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Difundir o conhecimento produzido em fóruns acadêmicos e publicações científicas qualificadas;
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Estabelecer parcerias com instituições, públicas e privadas, de docência, de pesquisa e de intervenção social;
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Fomentar a difusão do conhecimento sociológico para públicos não-acadêmicos.
Entre suas principais Políticas Acadêmicas está a de fomentar intercâmbios interinstitucionais com instituições nacionais e estrangeiras de reconhecida reputação para a realização de cursos, estágios e pesquisas.
Seu Corpo Docente é qualificado como “muito bom” pela Capes, com base nos seguintes critérios:
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Formação (titulação, diversificação na origem de formação, aprimoramento e experiência).
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Adequação da dimensão, composição e dedicação dos docentes permanentes para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e orientação do programa.
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Perfil, compatibilidade e integração do corpo docente permanente com a proposta do programa (especialidade e adequação em relação à proposta do programa).
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Atividade docente e distribuição de carga letiva entre os docentes permanentes.
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Participação dos docentes nas atividades de ensino e pesquisa na graduação (no caso de IES com curso de graduação na área), com particular atenção à repercussão que este item pode ter na formação de futuros ingressantes na PG.
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Participação dos docentes em pesquisa e desenvolvimento de projetos.
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Inserção acadêmica e maturidade do corpo docente.
O Corpo Discente do PPGS também é avaliado como “muito bom” pela Capes, que leva em consideração os seguintes critérios:
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Orientações de teses e dissertações concluídas no período de avaliação em relação ao corpo docente permanente e à dimensão do corpo discente.
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Adequação e compatibilidade da relação orientador/discente.
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Participação de discentes autores da pós-graduação e da graduação (neste caso, se a IES possuir graduação na área) na produção científica do programa.
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Qualidade das Teses e Dissertações: Teses e Dissertações vinculadas a publicações.
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Qualidade das Teses e Dissertações: Outros Indicadores.
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Eficiência do Programa na formação de mestres e doutores: tempo de formação de mestres e doutores e percentual de bolsistas titulados.
Mais de 600 teses e dissertações já foram defendidas no Programa desde sua fundação.