Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)
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- Docentes da Linha de Pesquisa Filosofia e História da Educação
Adriana Maria Paulo da Silva | Contato | Lattes
Orienta estudos sobre as temáticas: Escolarização e Sociabilidades entre os séculos XVIII e XIX, Políticas e Práticas Educacionais no Império do Brasil e, Educação, Escolarização e Sociabilidades no Século XX.
André Gustavo Ferreira da Silva | Contato | Lattes
Orienta estudos sobre as temáticas: teoria da educação, enquanto hermenêutica do pensamento pedagógico e do conceito de educação na filosofia; história da educação, com ênfase em educação popular e movimentos sociais no Sec. XX; história e pensamento pedagógico latino-americano com proeminência no Mercosul.
Paulo Julião da Silva | Contato | Lattes
Orienta estudos sobre temáticas que versam em torno da história da educação e suas relações com instituições religiosas em geral, principalmente católicas e protestantes.
Raylane Andreza Dias Navarro Barreto | Contato | Lattes
Orienta o desenvolvimento de pesquisas que tomem por objeto de estudo a formação de mulheres, intelectuais da Educação e instituições educativas brasileiras nos séculos XIX e XX.
- Docentes da Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação
Alfredo Macedo Gomes | Contato | Lattes
Orienta o desenvolvimento de pesquisas que tomem por objeto de estudo as políticas de educação superior, incluindo avaliação, planejamento e gestão para a educação superior; políticas públicas de educação; gestão da educação e de sistemas de educação; políticas e espaços regionais de educação na América Latina.
Alice Miriam Happ Botler | Contato | Lattes
Orienta pesquisas nas áreas de gestão escolar e educacional, políticas educacionais e suas repercussões na escola; e ética e justiça na educação.
Ana Lúcia Borba de Arruda | Contato | Lattes
Orienta pesquisas que tenham por objeto de estudo os impactos e efeitos das políticas públicas educacionais no campo da gestão educacional e escolar, bem como políticas de educação superior que visam o enfrentamento da desigualdade social - âmbito do planejamento e da gestão.
Ana Lúcia Felix dos Santos | Contato | Lattes
Orienta pesquisas nas áreas de gestão escolar, poder local e a municipalização da educação; financiamento, gestão e avaliação da política educacional e suas repercussões na escola.
Assis Leão da Silva | Contato | Lattes
Orienta pesquisas voltadas às políticas de educação superior, com ênfase nas políticas de avaliação e suas repercussões no planejamento e gestão do sistema de educação superior.
Edson Francisco de Andrade | Contato | Lattes
Orienta pesquisas sobre repercussões de políticas públicas de educação, com especial atenção para ações desenvolvidas no âmbito da gestão educacional e escolar, bem como por parte dos entes federados na perspectiva de garantir o direito à educação em ambientes marcados por persistente situação de pobreza e de desigualdade social.
Jamerson Antônio de Almeida da Silva | Contato | LattesOrienta pesquisas sobre políticas para o ensino médio, educação integral, educação profissional; gestão e avaliação da educação; políticas de juventude; políticas de tempo livre, esporte e lazer.
Janete Maria Lins de Azevedo | Contato | Lattes
Orienta pesquisas sobre o ensino fundamental poder local e a municipalização da educação; financiamento, gestão e avaliação da política educacional e suas repercussões na escola.
Katia Silva Cunha | Contato | LattesOrienta o desenvolvimento de pesquisas que tomem por objeto de estudo as políticas de educação com ênfase nos estudos sobre o Currículo, Formação Docente, Políticas Curriculares, Priorizando os estudos no âmbito do Pós-estruturalismo e Teoria do Discurso.
Katharine Ninive Pinto Silva | Contato | Lattes
Orienta pesquisas sobre Política Educacional e Gestão da Educação Básica; sobre implementação de Programas e Projetos de Educação Integral ampliação da jornada escolar; sobre Políticas de Avaliação baseadas na Responsabilização e suas relações com os processos de intensificação e precarização do Trabalho Docente.
Luciana Rosa Marques | Contato | Lattes
Orienta pesquisas na área da gestão educacional e escolar; financiamento da educação; políticas educacionais e suas repercussões na escola.
Márcia Ângela da Silva Aguiar | Contato | Lattes
Orienta pesquisas sobre a política educacional contemporânea, com enfoque no planejamento e a gestão, e, particularmente, as políticas voltadas para a formação dos profissionais da educação.
Ramon de Oliveira | Contato | Lattes
Orienta estudos sobre as temáticas: trabalho e educação; políticas de qualificação profissional; políticas socioeducativas e de qualificação profissional para a juventude; ações públicas de financiamento da educação básica.,
Vilde Gomes de Menezes | Contato | Lattes
Orienta pesquisas que tomam por objeto: Reminiscência da Educação com ênfase em Instituições; Educação em saúde; Memória de Gestão e políticas públicas de Educação, Educação Física e esporte.
- Docentes da Linha de Pesquisa Educação e Espiritualidade
Alexandre Simão de Freitas | Contato | Lattes
Orienta pesquisas sobre: a) os exercícios espirituais e as abordagens do Self na filosofia greco-romana e na filosofia budista; b) os modelos pedagógicos gerados pelas tradições espirituais; c) as poéticas da transmissão educativa; d) a literatura pedagógica e seus pobres, privilegiando autores como Michel Foucault, Giorgio Agamben, Jacques Derrida, Jean Luc Marion, Jean Luc Nancy, Peter Sloterdijk, Antonio Negri, P. Lacoue-Labarthe, Didi-Huberman, Fabián Romandini, Paul Zumthor e Maria Zambrano.
Aurino Lima Ferreira | Contato | Lattes
Orienta estudos e pesquisas relativos à interface entre Psicologia Transpessoal e Educação, problematizando os processos de potencialização humana e formas de cuidado de si, baseadas em uma perspectiva de integralidade, aplicáveis aos processos ensino aprendizagem em espaços escolares e não escolares.
Eugênia de Paula Benício Cordeiro | Contato | Lattes
Orienta pesquisas sobre a prática pedagógica voltada para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de valores, adotando uma perspectiva espiritual e integral de formação humana.
Ezir George Silva | Contato | Lattes
Seus estudos e pesquisas atuais situam-se no âmbito da Filosofia da Educação, com destaque para as questões relacionadas com a Epistemologia da Educação e para as temáticas concernentes à Educação Comunicativa, Educação e Espiritualidade, Política e Gestão da Educação Brasileira, o Pensamento Filosófico e sua expressão na cultura brasileira.
Maria Sandra Montenegro Silva Leão | Contato | Lattes
Orienta estudos e pesquisas que dialoguem com outras formas de saberes, que abordem o sofrimento humano, a exclusão, o silenciamento de grupos e de povos em múltiplos contextos geográficos, políticos e culturais, considerando os impactos dessas condições para o desenvolvimento integral do ser humano. Em relevo para aprofundamento de leituras estão as epistemologias do sul abordadas por Boaventura de Sousa Santos, assim como outros autores de contribuições para os temas: Byung-Chul Han, Jorge Larrosa, Foucault, Ângela Davis e Judith Butler.
- Docentes da Linha de Pesquisa Educação e Linguagem
Alexsandro da Silva | Contato | Lattes
Orienta estudos sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa (leitura, escrita e análise linguística), principalmente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e da EJA, com ênfase em temas como conhecimentos dos aprendizes, saberes e práticas dos professores, propostas curriculares e recursos didáticos.
Ana Carolina Perrusi Alves Brandão | Contato | Lattes
Orienta pesquisas nas áreas de letramento e processos iniciais de apropriação linguagem escrita por crianças menores de seis anos e ainda ensino da compreensão de leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa | Contato | Lattes
Orienta pesquisas na área de ensino e aprendizagem da língua escrita com foco nos anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase em temas relacionados a práticas de alfabetização e letramento, ortografia e recursos didáticos destinados a ensinar a língua portuguesa.
Andréa Tereza Brito Ferreira | Contato | Lattes
Orienta pesquisas na área de práticas pedagógicas de alfabetização e Letramento, sobre cotidiano escolar, práticas de ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental e da EJA e formação inicial e continuada de professores da área de linguagem.
Artur Gomes de Morais | Contato | Lattes
Orienta pesquisas sobre concepções dos docentes a respeito do ensino e da avaliação em diferentes eixos da área curricular de língua portuguesa; conhecimentos dos aprendizes sobre os objetos de conhecimento vinculados à língua escrita; didatização da língua materna em propostas curriculares e materiais didáticos.
Eliana Borges Correia de Albuquerque | Contato| Lattes
Orienta estudos sobre o processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e da EJA, e sobre a formação inicial e continuada de professores da área de linguagem.
Fabíola Mônica da Silva Gonçalves | Contato | Lattes
Orienta trabalhos voltados às práticas de leitura e letramento na educação básica; formação inicial e continuada de professores nas áreas da linguagem e da educação inclusiva. Desenvolvimento e Aprendizagem de pessoas com deficiência no contexto escolar.
Lívia Suassuna | Contato | Lattes
Orienta pesquisas na área da Didática e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura – processos de ensino-aprendizagem de leitura, escrita, oralidade e análise linguística nos níveis fundamental e médio; avaliação institucional e da aprendizagem; livros e materiais didáticos; formação de professores; linguística aplicada ao ensino de português como língua materna; currículo.
Magna do Carmo Silva Cruz | Contato | Lattes
Orienta estudos sobre concepções e processos de ensino, aprendizagem e avaliação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental com ênfase nas práticas de alfabetização e letramento.
Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo Barbosa | Contato | Lattes
Orienta pesquisas na área de ensino de Língua Portuguesa, com ênfase em temas relacionados à oralidade e ao letramento escolar, sobretudo no que se refere às séries iniciais e à alfabetização de jovens e adultos.
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo | Contato | Lattes
Orienta pesquisas na área de alfabetização, letramento e as culturas do escrito em diferentes espaços escolares e não escolares, em espaços urbanos e no campo.
Telma Ferraz Leal | Contato | Lattes
Orienta pesquisas na área de Didática da Língua Portuguesa, processos de ensino-aprendizagem da leitura e da produção de textos escritos no Ensino Fundamental: argumentação no texto escrito e análise de livros didáticos destinados ao ensino da Língua Portuguesa.
Tícia Cassiany Ferro Cavalcante | Contato | Lattes
Orienta pesquisas sobre aprendizagem e alfabetização de pessoas com deficiência, dos impedimentos comunicacionais relacionados à deficiência física e/ou intelectual.
- Docentes da Linha de Pesquisa Subjetividades Coletivas, Movimentos Sociais e Educação Popular
Anna Luiza Martins de Oliveira | Contato | Lattes
Orienta pesquisas sobre currículo e subjetividades contemporâneas, currículo e diferença, teoria do discurso. Tem especial interesse em estudos sobre gênero e sexualidade em interface com outros marcadores sociais de diferença (raça/cor/etnia, classe social, geração) a partir do diálogo com teorias pós-estruturalistas.
Catarina Amorim de Oliveira Andrade | Contato | Lattes
Orienta pesquisas nas áreas de cinema e educação; cinema e outras artes; estética e filosofia das imagens; imagens periféricas; corpos, espaços pós-coloniais e decoloniais.
Flávio Henrique Albert Brayner | Contato | Lattes
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando com os seguintes temas: cidadania, espaço público, escola pública, republicanismo.
Gustavo Gilson Sousa de Oliveira | Contato | LattesOrienta pesquisas nas áreas de teoria e sociologia da educação e do currículo, com ênfase nos estudos sobre educação e subjetividades contemporâneas, movimentos sociais, identidades e movimentos religiosos, pós-estruturalismo e teoria do discurso.
Karina Mirian da Cruz Valença Alves | Contato | Lattes
Orienta pesquisas sobre as relações de gênero-educação, com especial interesse acerca da subjetivação de gênero como efeito das Pedagogias Culturais, tais como o cinema e a literatura, a partir do enfoque das teorias curriculares pós-críticas e dos estudos feministas.
Robson Guedes da Silva | Contato | Lattes
Orienta pesquisas relacionadas às noções de corpo, performance, gênero e sexualidades em seus atravessamentos com o campo da didática e do currículo. Abraça especial entusiasmo pelas investigações da teoria queer; pelos estudos das subjetividades transvestigêneres e suas interrogações e problematizações acerca da cisgeneridade; pelas discussões em torno de uma educação para sexualidade nos espaços escolares e não escolares; e pelos debates político-identitários e as experimentações educativas dos movimentos sociais LGBTTQIAPN+.
- Docentes da Linha de Pesquisa Identidades e Memórias
Arnaldo Martin Szlachta Junior | Contato | Lattes
Orienta pesquisas nas temáticas que envolvem Educação articulada com Arte-Educação, Artes-Visuais, Visualidade, Artes Cênicas e Cinema em Espaços Escolares e não Escolares.
Aurenéa Maria de Oliveira | Contato | Lattes
Orienta pesquisas nas temáticas que envolvem Educação, Ensino Religioso/Religiosidades e Gênero, Sexualidades/Construção de Corpos nos Espaços Escolares e não Escolares.
Edílson Fernandes de Souza | Contato | Lattes
Orienta pesquisas que tomam por objeto a história e a memória dos sistemas educacionais; processos civilizacionais da formação da sociedade brasileira, os grupamentos étnicos, a religiosidade e políticas de pertencimento a partir das práticas de saberes.
Fábio da Silva Paiva | Contato | LattesOrienta pesquisas que envolvem temas de inclusão socioeducacional, Histórias em Quadrinhos, Estudos Culturais, Educação Não-formal e ensino das ciências humanas. Realiza pesquisa sobre Histórias em Quadrinhos e suas relações com a Educação.
José Luis Simões | Contato | Lattes
Orienta estudos sobre História da Educação, Teoria do Processo Civilizador, Educação Física e Sociologia do Esporte.Realiza pesquisa acerca do tema “História da Felicidade”,com ênfase na percepção dos professores sobre o conceito de Felicidade.
- Docentes da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica
Clarissa Martins de Araújo | Contato | Lattes
Orienta pesquisas na área de políticas, processos e práticas de formação inicial e continuada de docentes.
Janssen Felipe da Silva | Contato | Lattes
Orienta pesquisas na área de Educação, com as temáticas em Formação de Professor e Prática Pedagógica com ênfase em Currículo, Avaliação da Aprendizagem, Educação das Relações Étnico-Raciais, preferencialmente na Educação do Campo, utilizando-se das Abordagens Teóricas dos Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos e da Teoria da Complexidade.
Laêda Bezerra Machado | Contato | Lattes
Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre as temáticas formação inicial e continuada de professores, profissão docente e problemáticas que envolvem a prática pedagógica em seus diferentes matizes. Tem-se dedicado ao estudo e utilizado com mais ênfase para a investigação dessas temáticas a abordagem teórico-metodológica das representações sociais.
Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida | Contato | Lattes
Orienta pesquisas sobre Currículo; Políticas Curriculares; Práticas Curriculares; Prática Docente e formação de professores.
Márcia Regina Barbosa | Contato | Lattes
Na qualidade de Professora e Investigadora orienta estudos nas áreas de Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores e Prática Pedagógica, com foco em Educação e Formação de Adultos em Contexto de Privação de Liberdade, no Brasil e em Portugal.
Maria da Conceição dos Reis | Contato | Lattes
Orienta pesquisas que tomam por objeto a história, a memória e a educação da população afrobrasileira, destacando a Educação das Relações Étnico-Raciais; Cultura, Identidade e Diversidade, sob a abordagem metodológica da história oral.
Maria Eliete Santiago | Contato | Lattes
Orienta pesquisa formação de professores, prática pedagógica e Pedagogia Paulo Freire na perspectiva da profissionalização docente com foco nos referenciais freireanos, currículo e questões raciais. Privilegia abordagens qualitativas com destaque para abordagens etnográficas e histórias de vida.
Rejane Dias da Silva | Contato | LattesOrienta pesquisas sobre as temáticas formação de professores da educação básica, profissionalização docente, tendo como eixo a Perspectiva Psicossocial da Formação do Professor. Usando com mais ênfase para os estudos desenvolvidos a abordagem teórico-metodológica das representações sociais.
Rosângela Tenório de Carvalho | Contato | Lattes
Orienta pesquisa nos campos de formação de professores e pratica pedagógica com foco nas relações entre cultura e educação de jovens e adultos e modos de subjetivação sob o enfoque teórico da arqueogenealogia de Foucault e dos Estudos Culturais.
Viviane de Bona | Contato | LattesOrienta e desenvolve pesquisas com foco em Formação de Professores, Infância Contemporânea, Educação Infantil, Processos de Ensino e Aprendizagem mediados por Tecnologias, Processos Formativos em Espaços Não Escolares e Representações Sociais.
- Docentes da Linha de Pesquisa Educação em Ciências
Ernani Nunes Ribeiro | Contato | Lattes
Orienta estudos que busquem compreender percursos, desafios, paradoxos e avanços da Educação em Ciências, relacionando-os com aspectos históricos, sociais e filosóficos. Pesquisas com concepções epistemológicas referentes às práticas educativas no trato da relação professor-estudante-espaço educativo aplicadas ao Ensino de Ciências. Concepções das experiências educacionais que elucidem aspectos epistemológicos da educação em ciência relacionados a teoria Bourdieusiana. Pesquisas com tecnologias assistivas e inovação educacional para a elaboração de técnicas, métodos e teorias aplicáveis à Educação em Ciência apreendendo conceitos e técnicas envolvendo a inclusão educacional. Pesquisas etnográficas envolvendo a educação científica em abordagens sociais enfocando os pressupostos, objetivos e metodologias que as caracterizam.
Kênio Erithon Cavalcante Lima | Contato | Lattes
Tem experiência na formação dos professores de Ciências, Biologia e de Educação Física. Orienta pesquisas com enfoque em estratégias de ensino problematizadoras, investigativas e com experimentação que entendam a construção da identidade docente e a materialização de seus saberes na prática docente através de narrativas e categorizações no contexto da Interiorização da Educação Superior Pública, em espaços formais e não formais.
Petronildo Bezerra da Silva | Contato | Lattes
Tem experiência na formação dos professores de ciências e em processos de ensino e aprendizagem com base na Teoria Histórico-Cultural (Vigotsky, Leontiev, Galperin, Davidov). Orienta pesquisas que envolvem a interdisciplinaridade no ensino de ciências e os processos de ensino e aprendizagem com base na Teoria Histórico-cultural e seus impactos na formação inicial e continuada dos professores de química, física, matemática e biologia.
Suzane Bezerra de França | Contato | Lattes
Orienta estudos sobre o processo de ensino-aprendizagem de ciências e biologia, com interesse particular, por investigações envolvendo ambientes não escolares, como museus e centros de ciências, popularização da ciência e divulgação científica, a partir de uma perspectiva multidimensional de aprendizagem.
A Comissão de Planejamento foi instituída em 2021 pelo atual Regimento do PPGEdu com as seguintes atribuições:
I – conduzir o processo de planejamento estratégico do Programa de forma articulada com as ações e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPE;
II – assegurar que o Programa desenvolva um projeto político-educativo voltado para contribuir para a melhoria do cenário da educação regional e nacional, através de ações solidárias e de processos de construção democrática de uma pós-graduação academicamente consolidada e socialmente comprometida;
III – desenvolver ações para fortalecer o Programa em âmbito local, regional e nacional;
IV – rever continuamente os processos de seleção aos cursos de mestrado e doutorado;
V – planejar a longo prazo a oferta de disciplinas e demais componentes curriculares.
A primeira ação estruturante da CP consistiu na sistematização do Planejamento Estratégico do PPGEdu para o quadriênio 2021-2024, com base nas discussões e encaminhamentos pactuados nos Seminários Anuais de Avaliação e Planejamento realizados, respectivamente, em 2021 e 2022. O desafio era reposicionar o projeto político-formativo do Programa a partir dos impactos provocados pela pandemia de Covid19. Nesse contexto, foram definidas 06 (seis) Ações Estratégicas que passaram a ser acompanhadas pela Comissão de Planejamento, pela Comissão de Autoavaliação e Acompanhamento Docente (CAAD) e pelas Coordenações das Linhas, priorizando-se a Implementação das Políticas de Autoavaliação, o incentivo à Produção Acadêmica Docente e Discente e o Apoio aos Discentes para Participação em Eventos Científicos.
No ano de 2023, a Comissão de Planejamento articulou uma Visita Técnica da PROPG para tratar, no Colegiado, da implementação de nossas políticas de planejamento e autoavaliação, considerando os primeiros indicadores avaliativos do Programa divulgados pela CAPES. Após a realização do Seminário de Meio Termo da CAPES, a Comissão conduziu junto às Coordenações das Linhas de pesquisa uma nova análise situacional do Programa, a fim de identificar as principais fragilidades e reorientar metas e ações a serem implementadas no último ano antes da avaliação quadrienal. Esse processo culminou em uma nova Visita Técnica da PROPG que, em agosto de 2024, se reuniu com as Coordenações das Linhas de pesquisa do Programa.
Com a nova regulamentação da concessão e do uso dos valores do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP/CAPES), instituída pela Câmara de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco, ficou definido que os recursos financeiros do Programa deveriam ser utilizados para alcançar os objetivos estratégicos delineados em seu Planejamento Estratégico (cf. Art. 5º da Instrução Normativa N. 02/2024). Além disso, cada Programa precisou constituir uma Comissão de Gestão com a tarefa de definir critérios de distribuição, formas de acompanhamento dos repasses e da execução do Proap junto à Coordenação. Com a anuência do Colegiado, em sua Reunião Ordinária realizada em maio de 2024, foi deliberado que os membros dessa Comissão seriam os mesmos da Comissão de Planejamento. Nesse contexto, a Comissão de Planejamento passou a incorporar as atribuições da Comissão de Gestão dos recursos PROAP:
I - elaborar, em cogestão com a Coordenação, o planejamento e a execução do Proap, priorizando os objetivos estratégicos do PPGEdu;
II - realizar, em parceria com a Coordenação, a prestação de contas de uso dos recursos;
enviar a prestação de contas para análise qualitativa do Colegiado.
Assim, a partir do segundo semestre de 2024, a Comissão de Planejamento e Gestão Financeira vem coordenando a publicação dos Editais e a elaboração de procedimentos para a execução dos recursos PROAP. Atualmente, a Comissão de Planejamento é composta por 05 (cinco) membros indicados pelo Colegiado com mandato de dois anos, podendo ser renovado por mais dois anos.
Coordenação: Raylane Andreza Dias Navarro Barreto
Vice-coordenação: Alexandre Simão de Freitas
Secretaria: Cintya Wanessa Castro da Silva
Escolaridade: Anna Carolina Ramos Ferraz de Oliveira, Marina Afonso Barreto Lins Neta, Mônica Vanessa de Jezus Bezerra
Financeiro: Alessandro Mariano de Souza Luiz
Bolsistas: Lucas Feitosa, Rodrigo Azevedo, Willyanni Menezes