O Programa O Programa

 

Implementado em 1976, o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi o terceiro a ser criado em sua área no país. Naquele ano teve início a instalação do curso de Mestrado e, em 2004, a implementação do Doutorado. Sua criação inicial complementa o esforço que já vinha se desenvolvendo em Pernambuco desde os anos 1940 com o intuito de caracterizar a geografia da Região Nordeste.

Ainda no formato de mestrado, o PPGeo contribuiu decisivamente para a formação de gerações de pesquisadores e para a construção do conhecimento geográfico brasileiro, produzindo importantes trabalhos sobre as diferentes regiões do país e atraindo estudantes dos mais diversos estados brasileiros. Particular importância alcançaram os trabalhos realizados em colaboração com o então Instituto Joaquim Nabuco e com a Sudene, entre os quais a já clássica série de Estudos Regionais. A contribuição do Programa ao pensamento geográfico brasileiro está expressa nos numerosos estudos de caracterização da diversidade regional do país em bases metodológicas de reconhecido rigor.

A criação do doutorado, em 2004, inaugura um novo momento na trajetória do PPGeo, em que ressaltam o crescimento da capacidade de formação de recursos humanos qualificados, de um lado, e, de outro, a ampliação das competências de pesquisa em geografia física, estudos intraurbanos e em novas temáticas, tais como a geografia ambiental, de serviços e da inovação.Por meio de sua destacada atuação acadêmica, o PPGeo tem contribuído para a independência intelectual de seus egressos, grande parte já estabelecida como docentes de universidades federais, estaduais e privadas, ou institutos federais de educação, órgãos públicos e privados.

Sob a orientação de professores permanentes e colaboradores, distribuídos em 9 grupos de pesquisa certificados pelo CNPq, o PPGeo tem seu quadro de alunos formados por mestrandos e doutorandos, sendo alguns destes em regime de cooperação interinstitucional. Desde a criação de cada curso, mais de 300 dissertações de mestrado e mais de 70 teses de doutorado foram defendidas até o ano de 2014.

Prestando um serviço de formação de recursos humanos de alto nível, que vai muito além dos limites da própria região Nordeste, sabe-se que, do total de professores permanentes, cinco são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq, ressaltando a qualidade da massa crítica dos que compõem o PPGeo, refletida nas publicações em periódicos nacionais e internacionais, livros e capítulos de livro no país e no exterior, convênios e colaborações com instituições brasileiras e estrangeiras, fato corroborado pela última avaliação trienal da Capes.

Os eixos temáticos do Programa encontram-se sincronizados com os estudos de análise regional e regionalização, área em que se concentra o PPGeo, mas têm se caracterizado por uma atitude receptiva às inovações teóricas e tecnológicas na ciência geográfica. O Programa vem se destacando pelo incentivo a uma postura científica crítica, e pelo desenvolvimento de abordagens multi e interdisciplinares refletidas na consolidação do crescimento de sua produção científica e acadêmica abrangendo temáticas referentes aos fenômenos regionais, urbanos, agrários, físicos e ambientais. Os trabalhos desenvolvidos no Programa englobam aspectos tão diversos quanto a reflexão teórica sobre o pensamento regional no Brasil e no mundo, sob a égide da globalização, as recentes transformações econômicas, políticas, culturais e suas reverberações territoriais; a dinâmica dos movimentos sociais contemporâneos; os novos instrumentos teóricos e metodológicos voltados à investigação do meio físico-natural, a gestão e o manejo do território, entre outros.