Curso de Fisioterapia - Bacharelado (CCS)
A Fisioterapia é uma Ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais do corpo humano. O (A) FISIOTERAPEUTA é o profissional que avalia, previne e trata os distúrbios do movimento humano, sejam decorrentes de alterações de órgãos e sistemas ou com repercussões psíquicas e orgânicas, seja pelo envelhecimento, lesões, doenças ou fatores ambientais, buscando aumentar a qualidade de vida e o potencial de movimento, nos contextos da promoção, da prevenção, intervenção/tratamento, habilitação e reabilitação.
O Fisioterapeuta pode atuar em diferentes áreas, como clínica, hospitalar, domiciliar, clube esportivos e recreativos, escolas, academias, empresas, indústrias ou em gestão. No processo fisioterapêutico, está habilitado a realizar o diagnóstico, prognóstico, prescrição, intervenção e alta. Suas ações são fundamentadas em mecanismos terapêuticos próprios adquiridos pelo estudo das ciências biológicas, morfológicas, fisiológicas, da bioquímica, de biofísica, da biomecânica, da cinesiologia, da sinergia funcional, das patologias de órgãos e sistemas, bem como das disciplinas comportamentais e sociais. Sua formação acadêmica superior o capacita para atuar em todos os níveis de atenção à saúde e nas áreas educacionais, administrativas e de pesquisas científicas.
O Curso de Fisioterapia da UFPE funciona em turno diurno e dura 10 períodos, sendo os 9º e 10º períodos destinados às Práticas Supervisionadas (estágios). Tem apresentado excelentes notas no ENADE e sido classificado como 5 estrelas no Guia do Estudante nos últimos anos. O Fisioterapeuta formado na UFPE é um profissional que tem uma formação básica sólida, ampla e equilibrada, com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo. Após concluída a graduação, o fisioterapeuta poderá especializar-se em várias áreas. Atualmente, são oficialmente reconhecidas as especialidades de:
-
Fisioterapia em Acupuntura
-
Fisioterapia Aquática
-
Fisioterapia Cardiovascular
-
Fisioterapia Dermatofuncional
-
Fisioterapia Esportiva
-
Fisioterapia em Gerontologia
-
Fisioterapia do Trabalho
-
Fisioterapia Neurofuncional
-
Fisioterapia em Oncologia
-
Fisioterapia Respiratória
-
Fisioterapia Traumato-Ortopédica
-
Fisioterapia em Osteopatia
-
Fisioterapia em Quiropraxia
-
Fisioterapia em Saúde da Mulher
-
Fisioterapia em Terapia Intensiva
Vinculação: Departamento de Fisioterapia
Localização do Curso: Centro de Ciências da Saúde
Endereço: Av. Jornalista Anibal Fernandes, S/N Cidade Universitária, Recife/PE
CEP 50740-521
Vagas oferecidas no Vestibular: 33 na 1ª Entrada e 33 na 2ª Entrada
Turno(s): Manhã/Tarde
Carga Horária (horas): 4140
Duração do Curso: Mínima - 10 semestres / Máxima – 15 semestres
O atual Curso de Fisioterapia da UFPE iniciou sua trajetória a partir do momento em que, o médico pernambucano, Dr. Ruy Neves Batista, Professor Catedrático de Clínica Cirúrgica Infantil e Ortopédica da Faculdade de Medicina da Universidade do Recife, atual, Universidade Federal de Pernambuco, fez surgir o Instituto Universitário de Reabilitação – IUR, célula geradora do futuro curso de Fisioterapia.
Foi no final da década de 50 que o Professor Ruy Neves Batista, encaminhou a proposta da criação do Instituto Universitário de Reabilitação, obtendo autorização para o I Curso de Reabilitação Física pelo Instituto. Ao término desse curso foi encaminhada e aprovada, a solicitação para realização de curso para Técnico em Fisioterapia e Terapia Ocupacional com duração de 2 (dois) anos. Durante o transcurso do Curso de técnico em Fisioterapia, ocorreu, o reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação – CFE, do Curso de Fisioterapia da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação – ABBR e a aprovação do currículo mínimo para formação de técnico, fatos que motivaram a emissão de 2 (dois) pareceres por esse Conselho Superior e o curso de Recife foi orientado a ter duração de 3 (três) anos e não utilizar a denominação de técnico.
O atual curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco, terceiro do gênero a emergir no País e o primeiro numa Instituição Federal, teve a primeira turma de Fisioterapeutas das regiões Norte e Nordeste, formada em 12 de dezembro de 1964. No ano de 1968 O Conselho Universitário reconheceu o Curso de Fisioterapia, como integrante da Faculdade de Medicina e não mais do Instituto Universitário de Reabilitação - IUR.
Em 13/10/1969, através do Decreto Lei Nº 938, ocorreu o reconhecimento das Profissões de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional.
Foi durante o ano de 1973 que o Conselho Federal de Educação deu reconhecimento retroativo desde a turma pioneira e o decreto presidencial nº 72.213 de 11/05/1973 reconheceu o Curso de Reabilitação. Porém, como o curso de Reabilitação jamais existiu, surgiu um novo decreto presidencial retificador de nº 73.666 em 15/02/1974, referindo: onde se lê ao Curso de Reabilitação leia-se aos Cursos de Reabilitação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Através da Lei Federal nº 6.316 de 15/12/1975 foram criados o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional órgãos fiscalizadores e regulamentadores das profissões de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.
A partir do parecer nº 622/82 foi criado o currículo mínimo para formação de Fisioterapeuta e o Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco passou a ter efetivamente a duração de 05 (cinco) anos.
AUTOR: Profº. Drº Alberto Galvão de Moura Filho.
“Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência; penetrando no interior dos lares meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me foram revelados, os quais terei como preceito de honra, nunca me servir da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir esse juramento com fidelidade, goze eu, para sempre a minha arte de boa reputação entre os homens. Se o infringir ou dele me afastar, suceda-me o contrário”.