Notícias Notícias

Voltar

UFPE sedia V Escola Internacional de Etnobiologia em novembro

O evento vai reunir pesquisadores e estudantes em torno de uma programação que discutirá a relação entre seres humanos e a natureza

O Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sedia, nos dias 4 e 5 de novembro, a V Escola Internacional de Etnobiologia. O evento vai reunir pesquisadores e estudantes em torno de uma programação formada por intensos diálogos e aprendizado sobre a relação entre seres humanos e a natureza. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 de agosto, pelo link.

O evento, reconhecido como referência internacional desde a primeira edição, em 2013, combina rigor acadêmico, pluralidade cultural e compromisso social com programação diversificada que inclui mesas-redondas, palestras, rodas de conversa e oficinas. A Escola busca promover a integração entre saberes acadêmicos e tradicionais, estimulando reflexões críticas sobre conservação biocultural, justiça epistêmica e valorização dos conhecimentos de povos e comunidades tradicionais. Este ano, especialistas nacionais e internacionais debaterão temas emergentes, como estratégias de integração de saberes, aplicação de métodos inovadores de pesquisa de campo e análise de dados, e caminhos para ampliar o reconhecimento e a participação de grupos historicamente marginalizados na produção científica.

Uma das novidades da edição de 2025 é o lançamento do “Prêmio Internacional de Etnobiologia – Contribuição Disruptiva e Justiça Epistêmica”, destinado a reconhecer o trabalho de pesquisadores do Sul Global cujas contribuições tenham gerado impactos científicos e sociais relevantes. As indicações para o prêmio podem ser feitas até 30 de setembro.

Mais informações
internationalschoolethno@gmail.com

Data da última modificação: 15/08/2025, 16:24

Inovação Inovação

Uma das melhores universidades do País, em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa científica, sendo a melhor do Norte-Nordeste, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT).

Serviços Serviços