Programa de Pós Graduação em Oceanografia (PPGO)
O Programa
O Curso de Mestrado em Oceanografia Biológica da UFPE foi fundado em 1981 e 20 anos depois, ao incluir o curso de Doutorado, evoluiu para a condição de Programa de Pós-Graduação em Oceanografia, conceito 5 pela Capes. Surgiu assim o PPGO, que hoje abrange todas as áreas das Ciências do Mare Oceanografia.
Sua sede é no Departamento de Oceanografia da UFPE (fundado em 1952 como Instituto de Biologia Marinha e Oceanografia – IBMO). O PPGO tem entre seus discentes alunos provenientes de diversas áreas do conhecimento, regiões do Brasil e de outros países.
-
Objetivos
O PPGO visa a formação de especialistas nas áreas de Oceanografia Biológica, Física, Química e Geológica, capazes de desempenhar tarefas científicas, educacionais e profissionais de alto nível.
A proposta do Doutorado e do Mestrado é propiciar aprofundamento e ampliação dos conhecimentos trazidos por cada profissional na Oceanografia envolvendo ainda o manejo, gerenciamento, diagnóstico, recuperação e adoção de tecnologias nas várias e complexas questões relativas ao ambiente e vida marinhos.
O PPGO objetiva também contemplar recomendações da Agenda 21 de fortalecer os recursos humanos para a pesquisa oceanográfica global, e estimular os estudos em diversas escalas de espaço e tempo no que se refere à diminuição da biodiversidade, vulnerabilidade de ecossistemas frágeis, impactos no uso dos estuários e zonas costeiras, bem como juntar esforços significativos na educação, construção e fortalecimento de instituições de ensino e pesquisa.
Além disso, o PPGO tem metas de envolver diferentes segmentos da sociedade na solução de problemas ambientais, promovendo avaliações regulares e o desenvolvimento da comunicação, com formadores de opinião, mídia e público.
- Internacionalização
O PPGO vem, ao longo de toda sua história, buscando oportunidades de internacionalização através do convite a docentes externos, recebimento de alunos estrangeiros e envio de seus prórios alunos ao exterior para treinamento sanduíche.
Alguns exemplos de ações de internacionalização do PPGO em andamento no são:
Co-orientação de alunos de Doutorado em Programas fora do país como na Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciencias Humans e Sociais) e na Universidade Nacional da Colombia (Sede Medellin);
Disciplinas compartilhadas on line entre o PPGO e Programas de pó-sgraduação da Texas A&M (Estados Unidos);
Recebimento de alunos de Doutorado através do PEC-PG (CAPES);
Recebimento de alunos através de convenios com países africanos;
Docentes doPPGO que participam como membros efetivos de Programas no exterior;
Organização de eventos com a participação de convidados de fora do país.
Outras ações que aportam oportunidades de experiencias internacionais a seus docentes e discentes realizadas pelo PPGO são a participação no corpo editorial de diversos periódicos científicos, estímulo à participação em eventos internacionais, estímulo à publicação em periódicos internacionais, firma de convenios com instituições de ensino e pesquisa fora do Brasil para a execução de projetos de pesquisa e oferecimento de vagas de embarque em navios de pesquisa de instituições estrangeiras.